Foi assinado ontem no Campus Politécnico de Portalegre o contrato do projeto “Guardiões”, que é promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), mediante acordo de parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e com o Fórum da Energia e Clima (FEC).

O projeto tem o enfoque nas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas, nomeadamente no facto de estas serem uma enorme ameaça ao futuro da vida no Planeta e um dos maiores desafios que a humanidade atualmente enfrenta.

Com um financiamento global de aproximadamente 2,4 milhões de euros, o projeto “Guardiões” tem como objetivos promover a compreensão do fenómeno das alterações climáticas e potenciar o desenvolvimento das melhores soluções aplicáveis à região do Alentejo, capazes de contribuir para o aumento da resiliência aos impactes decorrentes das alterações climáticas.

Durante a execução do projeto este território funcionará como laboratório vivo e banco de ensaio das medidas preconizadas.

Para estes desígnios será constituída uma equipa de trabalho multidisciplinar, composta por especialistas em alterações climáticas e políticas ambientais, pedagogos, arquitetos, arquitetos paisagistas, engenheiros do ambiente, engenheiros informáticos, economistas, entre outros.

Uma das componentes do projeto é a sensibilização da sociedade civil para a temática das alterações climáticas. Com esta finalidade está previsto um conjunto de ações, entre as quais a realização de conferências de abrangência global, com a intervenção de especialistas nacionais e internacionais.

O presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva, esteve presente nesta sessão, acompanhado pelos presidente e vice-presidente do IPP, Albano Silva e Luís Loures, respetivamente; pelo presidente do Fórum Energia e Clima, Ricardo Campos; pelo deputado Luís Moreira Testa e pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Hugo Pereira Hilário.

Fonte: CCDR Alentejo / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Arronches já faz parte da Rede MeteoAlentejo

A ‘MeteoAlentejo – Associação de Meteorologia’ instalou, recentemente, em Arronches a sua …