O Monsaraz Windsurf Festival abre a temporada oficial das classes de topo do windsurf, com as provas a decorrerem de 23 a 25 de abril no Lago Alqueva, em frente à praia fluvial de Monsaraz. Esta vai ser a primeira etapa do Campeonato Nacional de Formula Foil e das competições das classes convidadas Formula Windsurfing Fin e IQFoil.

O Monsaraz Windsurf Festival recebe também uma etapa do Campeonato Ibérico de Raceboard e o Windsurf Course Racing Open. A competir nas diversas classes vão estar mais de 40 windsurfistas de Portugal e de Espanha, entre os quais Miguel Martinho, do Clube Naval de Portimão, vencedor em 2019 do primeiro Campeonato Nacional de Formula Foil e com 21 títulos de campeão nacional de Formula Windsurfing.

As provas que se vão disputar em Monsaraz não vão ter público, mas poderão ser acompanhadas em direto na página do campeonato (https://www.facebook.com/FormulaWindsurf) no Facebook. O campeonato nacional prossegue de 9 a 13 de junho em Lagos, seguindo-se as etapas em Portimão de 11 a 13 de julho e em Cascais de 23 a 25 julho, finalizando com a competição de 16 a 19 de setembro na Ilha do Faial.

O Monsaraz Windsurf Festival é organizado pela Federação Portuguesa de Vela e pelo Clube de Vela de Lagos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz e da Associação Formula Windsurfing, tendo-se juntado este ano o contributo da Fórum Oceano e das Estações Náuticas de Portugal. Durante os três dias de competição poderão realizar-se 18 regatas de Formula Foil e de IQFoil e 15 regatas de Formula Windsurfing e Raceboard, no entanto, cada prova só será validada se houver condições de vento para se disputarem, no mínimo, três regatas dessa classe.

A primeira largada está prevista para dia 23 de abril, às 13h, se o vento estiver entre o intervalo mínimo e máximo indicado nas regras de cada classe para decorrerem as regatas. Nos restantes dias de competição a primeira regata está prevista para as 11h30, podendo realizar-se mais tarde devido ao vento.

O final do campeonato e a entrega de prémios vai decorrer no dia 25 de abril, pelas 18h30, e a organização vai premiar os três primeiros classificados da classificação geral da Formula Windsurfing Fin, da Formula Foil, da IQFoil e de Raceboard, e os vencedores das categorias júnior, Master, Gmaster, veteranos e femininos na classe de Formula Foil.

Fonte: Município de Reguengos de Monsaraz / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Atletas mourenses fazem pódios em prova regional

A A.K.B. – Dojo de Moura participou, no passado dia 9 de março, no 2.º Torneio da Associaç…