Os trabalhos de ligação da nova conduta de abastecimento de água ao Patão avançam já no terreno, segundo a Câmara de Évora.

Depois de concluídos os trabalhos, a população deste aglomerado populacional terá finalmente acesso à água da rede pública, uma aspiração de longa data. Por outro lado, na sequência da obra agora em curso, será possível estabelecer a ligação desta à rede que abastece os Canaviais, criando um sistema em redundância que poderá entrar em funcionamento sempre que necessário.

A ligação da água da rede pública ao aglomerado do Patão representa um importante passo na qualidade de vida da população residente neste pequeno aglomerado da Freguesia dos Canaviais, que deixará de recorrer aos furos e poços existentes. Água nas torneiras passará a significar melhor qualidade e sobretudo menores riscos para a saúde. Acresce ainda que o consumo de água canalizada a partir da rede pública permitirá aliviar os aquíferos existentes, com consequentes benefícios ambientais.

Por outro lado, aproveitando esta obra, a Câmara Municipal de Évora decidiu prolongar a ligação até ao sistema de abastecimento dos Canaviais, criando uma via de abastecimento alternativa a todo o bairro. Deste modo, estará disponível uma ligação que poderá entrar em funcionamento sempre que necessário, evitando que os residentes possam ficar privados de água se o abastecimento for interrompido a partir da conduta principal.

O presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, e o vereador do Pelouro das Obras, Alexandre Varela, estiveram no local acompanhados pelos técnicos do Município para se inteirarem sobre o andamento dos trabalhos e, em contacto com a população, avaliar outras questões emergentes.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Associação Évora 2027 realiza primeira Assembleia Geral e aprova estatutos, consolidando o caminho rumo a 2027

Na primeira reunião de Assembleia Geral, realizada em Évora, a Associação Évora 2027, resp…