A quebra da atividade industrial e do consumo, em consequência da pandemia de COVID-19, afetou negativamente a faturação do setor de transporte rodoviário de mercadorias em Portugal e Espanha, que deverá registar uma queda de cerca de 11% na faturação em 2020, para os 16 800 milhões de euros.

Este registo surge após um crescimento anual de mais de 4% no período 2017-2019.

O valor do mercado ibérico de transporte rodoviário de mercadorias manteve uma tendência ascendente entre 2013 e 2019, com a faturação setorial a atingir os 18 850 milhões de euros em 2019, o que traduz uma subida de 4,4% face ao ano anterior.

Em Portugal, o crescimento foi de 4,3%, para 3 050 milhões de euros, enquanto em Espanha o volume de negócios atingiu os 15 800 milhões de euros (+4,5%).

Em Portugal, os serviços de transporte internacional detêm a maior fatia da faturação, representando um pouco mais de metade do volume de negócios total. Em Espanha, é maior o peso do transporte nacional, com uma percentagem do total próxima dos 80%.

Estrutura do mercado

· A oferta setorial caracteriza-se pela elevada fragmentação, predominando as empresas de pequena dimensão. De assinalar também o grande número de trabalhadores independentes que exploram um único veículo.

· Ambos os países apresentam uma dimensão média das frotas reduzida que ronda os 2,5 veículos por empresa.

· O excesso de capacidade transportadora provocou um processo de ajustamento da oferta na última década que se traduziu numa tendência de concentração gradual do negócio nos grupos de maior dimensão. Contudo, a fragmentação da oferta continua a caracterizar a estrutura do tecido empresarial, detendo os cinco grupos principais do mercado ibérico apenas 13,2% do volume de negócios total em 2019.

· Em 2019 o número de empresas transportadoras em atividade no mercado ibérico ascendia a 110 788, das quais um pouco mais de 100 000 localizadas em Espanha e as restantes em Portugal.

Fonte: Informa D&B / Nota de imprensa

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