Nos dias 7 e 8 de janeiro, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central efetuou uma nova entrega de equipamentos florestais, desta feita aos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Mora e Redondo.

Esta iniciativa surge no âmbito do Procedimento de Concurso Público enquadrado na Operação “Proteção Contra Risco de Incêndios”, com um investimento que orça os 617 705 mil euros e no qual estão envolvidos os municípios do Alentejo Central.

Foram entregues aos municípios seis biotrituradores que têm como função triturar os sobrantes da limpeza das faixas de gestão de combustível, bem como o tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores. Estes sobrantes são transformados em estilha ou serradura, voltando a adicionar ao solo as substâncias nutritivas e os minerais.

No passado dia 16 de novembro, já tinham sido também entregues equipamentos florestais aos municípios de Reguengos de Monsaraz e Portel.

Atendendo às situações de fogos rurais cada vez mais complexas devido às alterações climáticas, a CIMAC e os seus municípios associados realizaram uma candidatura conjunta para a aquisição destes equipamentos de combate a incêndios que permitem a limpeza dos espaços rurais, das vias, e das faixas de gestão de combustível (faixas de limpeza de vegetação e redução de arvoredo em espaços florestais e aglomerados populacionais) de forma a evitar ao máximo a ignição e propagação de incêndios rurais.

Este projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: CIMAC / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

EDP Distribuição entrega viatura a Bombeiros Voluntários de Redondo

A empresa vai entregar 16 viaturas a instituições e associações de bombeiros. …