A Câmara Municipal de Évora decidiu ativar, no dia 6 de janeiro, o Plano de Contingência para Pessoas Sem-abrigo – Tempo Frio face às previsões atmosféricas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que apontam para a manutenção do tempo frio pelo menos até ao final da semana, em especial nas regiões do interior norte e centro onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem abrigo – Tempo Frio, que estará ativo até ao dia 14, prevê, para além de outras medidas, a abertura do Monte Alentejano onde os sem-abrigo poderão pernoitar e tomar as respetivas refeições.

Para além da abertura do Monte Alentejano, o Plano de Contingência prevê ainda a saída para o terreno de equipas do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA) do concelho de Évora, que engloba representantes da ISS, I.P. – Centro Distrital de Évora; Câmara Municipal de Évora; ARSA/UCC; ARSA/CRI; CH de Évora da CVP; Associação Pão e Paz; CAT – CSP de S. Brás; APPACDM – Évora; SCM de Évora; Cáritas Diocesana de Évora e Habévora, para distribuir, pelas cerca de duas dezenas de sem-abrigo, roupa, comida e bebidas quentes, mais aconselhamento para se deslocarem para o Monte Alentejano.

Para o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a medida vai ficar implementada, “em princípio, até dia 14”, mas a sua duração pode ser antecipada ou prolongada de acordo com as previsões meteorológicas, mais precisamente “enquanto durar este tempo frio.

O Plano de Contingência para Pessoas Sem-Abrigo – Tempo Frio de Évora é ativado, pela Proteção Civil Municipal, sempre que existe uma situação de risco, ou seja, quando as temperaturas mínimas são inferiores a um grau num período de dois dias.

Fonte: Câmara de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Alentejo 2030 e comunidades intermunicipais contratualizam 440,9 milhões de euros

Os contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial assinados entre a Autoridade de G…