Consciente da importância da realização da Feira da Castanha – Festa do Castanheiro para a economia local, o Município de Marvão preparou, para o mês de novembro, um conjunto de iniciativas que pretendem minimizar, tanto quanto possível, o impacto económico negativo provocado pela não realização da 37ª edição do certame.

Assim, devido às restrições causadas pela pandemia de COVID-19, que não permitem a organização da Feira da Castanha nos habituais moldes, vão ser dinamizados, ao longo de todo o mês de novembro, diversos eventos que pretendem manter a essência do certame, o seu sentido cultural, a valorização dos produtos endógenos, dos produtores e gerar alguma dinâmica na economia local.

No dia 1 de novembro, teve início o Mês Gastronómico da Castanha. A iniciativa conta com 16 restaurantes aderentes do concelho e pretende promover Marvão enquanto “destino gastronómico de eleição”.

O principal objetivo desta iniciativa é incentivar a utilização da castanha de Marvão, classificada como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho.

A 7 de novembro realiza-se, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Marvão, um Seminário subordinado ao tema “O Castanheiro e a Castanha: produção e comercialização” e, no dia seguinte, a Caminhada – Rota da Castanha. Um percurso pedestre com 10 km de extensão que cumpre todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde, onde os amantes do desporto e da natureza poderão usufruir das melhores paisagens naturais do concelho.

Nos dias 14 e 15, o Largo do Terreiro, em Marvão, recebe um Mercadinho de Outono, onde os produtores locais terão a oportunidade de promover e escoar os seus produtos. Ao longo destes dois dias vai também circular, pelas freguesias do concelho, um palco móvel com animação musical.

Um passeio para observação de cogumelos silvestres por entre Castanheiros (promovido pela Aquila Nidum) e o Peddy Paper “Caça à Castanha” (promovido pela Marvão Adventure) completam a programação desse fim-de-semana.

No dia 21, a vila de Marvão recebe o programa “Aqui Portugal” da RTP para, ao logo de várias horas de emissão em direto, promover as potencialidades turísticas do concelho, o seu património natural, paisagístico e cultural, a sua gastronomia e produtos endógenos.

No dia seguinte (22 de novembro), a Old School Alentejo Tours promove a “UMM Tour”, uma rota por entre montes e vales para observação de Castanheiros.

A 28 de novembro, na Estufa INIAV, situada nos Alvarrões, são apresentados os novos porta-enxertos de castanheiro com resistência à doença da tinta, produzidos na Unidade Piloto de Produção de Castanheiros de Marvão.

Esta iniciativa do Município termina a 29 de novembro, com a realização de uma corrida virtual em redor dos Castanheiros de Marvão.

Fonte: Município de Marvão / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Alentejo 2020 já fechou as deliberações de um aviso de concurso do + COESO

O Alentejo 2020 já fechou as deliberações de um aviso de concurso do Programa + COESO e já…