O Dia Mundial do Coração é celebrado anualmente a 29 de setembro. Para assinalar a data, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) e a Delta Cafés estão a divulgar os sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio, nos pacotes de açúcar, distribuídos em todo o país, durante o mês de setembro.

“Consideramos que reduzir o número de mortes é uma responsabilidade conjunta dos profissionais de saúde e de uma população informada, e é assim que surge esta iniciativa, para levarmos a consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio mais perto do quotidiano dos portugueses” explica João Brum da Silveira, presidente da APIC.

“Para a Delta Cafés faz parte do nosso compromisso social ajudar na divulgação e promoção de campanhas que permitam melhorar a vida dos portugueses, pelo que acreditamos que esta parceria é mais um passo nesse sentido” explica Rui Nabeiro, comendador da Delta Cafés.

O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, fazendo com que parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e de nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não os ignore. Ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas.

Para prevenir o enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress. Para mais informações consulte www.cadasegundoconta.pt

Fonte: Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

RTA “deu voz” à saúde escolar

A Rádio Telefonia do Alentejo, no programa feito em parceria entre a Unidade de Saúde Públ…