O fabrico de chocalhos celebrou no dia 1 de dezembro, o 6º aniversário como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco.

Com o objetivo de valorizar e promover esta manifestação cultural e os seus mestres chocalheiros, o Município tem patente ao público, no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, uma exposição permanente dedicada ao fabrico de chocalhos, que ocupa o 1º piso do edifício, e a exposição “100 Chocalhos de Excelência, Gente Excelente”, na sala de exposições temporárias, no rés-do-chão, com 100 chocalhos assinados por personalidades nacionais com uma dedicatória ao Alentejo.

Com uma forte tradição enraizada na freguesia de Alcáçovas, torna-se cada vez mais urgente divulgar, transmitir e conservar esta herança cultural para que não se perca no tempo.

Para assinalar esta data, no dia 23 de dezembro, o Município de Viana irá proporcionar às crianças que frequentarão a Pausa Letiva do Natal, uma visita à fábrica Chocalhos Pardalinho, em Alcáçovas, onde será possível participar no fabrico desta arte, no âmbito do workshop “Trabalhar por Cima do Céu”.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Alentejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Município de Viana do Alentejo atribui lotes nas Hortas Comunitárias do Concelho

O Município de Viana do Alentejo atribuiu mais quatro lotes nas Hortas Comunitárias do Con…