• Sinos tocarão em toda a Europa

Esta terça-feira, dia 21 de Setembro, comemoram-se 40 anos da instituição pela Assembleia Geral das Nações Unidas do Dia Internacional da Paz.

Para assinalar esta data, a associação cívica europeia “Europa Nostra” lançou uma iniciativa à escala da Europa denominada “Ringing the Bells for Peace&Heritage” (Tocar os Sinos pela Paz e Património) que consiste num toque simultâneo de sinos às 12 horas (Hora da Europa Central) durante 10 minutos em centenas de vilas e cidades por essa Europa fora, coincidindo também com a realização na cidade de Veneza (Itália) da Conferência do Património Cultural Europeu 2021.

A Rede Europeia de Sítios da Paz aderiu a esta iniciativa e em Alcáçovas e Évora Monte os sinos também tocarão.

Uma vez que esta iniciativa se enquadra nos principais objectivos da associação, nomeadamente no que respeita à divulgação de uma cultura de paz e à defesa do Património da Paz, a Rede Europeia de Sítios da Paz (ENPP) aderiu à iniciativa da “Europa Nostra” e incentivou os seus membros a nela participarem activamente no dia 21 de Setembro.

Assim, nos 2 sítios portugueses membros daquela Rede os sinos também tocarão, em Alcáçovas na Igreja Matriz da vila e em Évora Monte na Igreja de S. Pedro, às 11 horas, de forma a coincidir com a hora da europa central a que a iniciativa terá lugar.

Para além dos sítios portugueses já aderiram a esta iniciativa outros membros da Rede, nomeadamente o Castelo de Hubertusburgo (Alemanha), a cidade de Trencin (Eslováquia), a cidade de Zadar (Croácia) e a vila de Kaynardzha (Bulgária).

Quem pretenda nesses locais associar-se à iniciativa bastará publicar nas Redes Sociais uma fotografia ou video captados durante o período em que os sinos tocarão, mencionando a hashtag #Ringingthebells.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Em Évora mobilidade conjuga-se com qualidade ambiental

A Câmara Municipal de Évora tem neste momento em execução duas obras importantes no âmbito…