Decorreu entre 16 de agosto e 3 de setembro, no povoado de Santa Cruz, na Freguesia de Brotas, mais uma campanha de escavações arqueológicas.

Ano após ano por altura do Verão, com o apoio da Câmara Municipal de Mora, uma equipa de alunos de Arqueologia da Universidade de Évora, liderada pela arqueóloga Leonor Rocha, se desloca ao Concelho de Mora para desenvolver trabalhos arqueológicos, que desde 1994 a esta parte se tornaram habituais.

Nas imediações da Herdade da Santa Cruz, em Brotas, não é a primeira vez que se realizam estas escavações, sendo os resultados sempre bastante positivos. Nesta campanha de escavações foi possível definir estruturas e verificar que as mesmas podem não ser habitacionais. Do espólio encontrado destaca-se a cerâmica decorada, típica dos povoados do período da Estremadura e que não se conheciam ainda no Alentejo.

As escavações arqueológicas levadas a cabo até agora têm permitido fazer descobertas importantes e perceber a riqueza dos vestígios aqui existentes. Isto é fruto do trabalho das equipas de arqueólogos e estudantes que têm passado pelo Concelho, dedicando-se a estudar e conhecer o passado deste território. Um contributo para a preservação da história local e, ao mesmo tempo, para a divulgação do Concelho de Mora.

Fonte: Câmara Municipal de Mora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Município de Marvão associou-se à iniciativa “Outubro Rosa”

O Município de Marvão associou-se à iniciativa "Outubro Rosa", promovida pela Liga Portugu…