A Oficina de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Évora terminou a intervenção de recuperação da obra denominada “Santa Francisca Romana”, proveniente da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, e que pertence ao espólio municipal. A pintura pode agora ser visitada pelo público no recém-inaugurado Palácio de D. Manuel.

A obra em causa é uma pintura a óleo sobre tela de linho datada da primeira metade do séc. XVII, e representa Santa Francisca Romana vestida com o hábito da Ordem Beneditina – manto branco e túnica negra – e o seu anjo da guarda, que segundo a sua iconografia a acompanhava e guiava.

A intervenção executada pela autarquia teve um cariz sobretudo conservativo, tendo sido realizada segundo os princípios da intervenção mínima e da compatibilidade e reversibilidade dos materiais. Os trabalhos de restauro focaram-se, particularmente, no reforço estrutural da tela – que se encontrava bastante fragilizada – e na estabilização da camada cromática que apresentava destacamento. Foi também efetuada a limpeza mecânica e química, o preenchimento de lacunas, a substituição do bastidor, a reintegração cromática e, finalmente, a aplicação de uma camada de proteção.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Exposição: IP2N4-art em Estremoz

A partir do dia 17 de setembro de 2021, o Museu Professor Joaquim Vermelho será palco da e…