Exercício Europeu decorre até 30 de junho
Arrancou ontem, 16 de junho, a 15.ª edição do exercício europeu Hot Blade 2021, que decorrerá a partir da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, até 30 de junho. Esta é a quinta vez que a Força Aérea organiza o Hot Blade 2021.
Enquadrado no Helicopter Exercise Programme, da Agência Europeia de Defesa (EDA), tem como objetivo promover a interoperabilidade entre os helicópteros, aeronaves e forças terrestres dos Estados-Membros da EDA, num ambiente complexo e realista, no qual podem treinar e melhorar técnicas, táticas e procedimentos operacionais.
Conta com a participação de 15 helicópteros e oito aeronaves de asa fixa de Portugal, Áustria, Eslovénia e Holanda, controladores aéreos avançados (JTAC’s) da Bélgica, forças terrestres da Marinha e do Exército Português e observadores da Eslováquia, Itália, Sérvia e Suíça.
As missões estão planeadas para a zona centro e sul de Portugal Continental.
De forma a promover um ambiente seguro foram estabelecidas áreas segregadas dentro da BA11 e implementadas medidas de prevenção sob recomendação da Direção-Geral da Saúde, incluindo a realização de testes semanais à COVID-19 a todos os participantes.
Pode acompanhar tudo sobre o exercício em: www.hotblade.pt e nas Redes Sociais da Força Aérea Portuguesa: Facebook, Instagram e Twitter.
Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos junto da célula das Relações Públicas do exercício através do endereço de e-mail: [email protected] ou do contacto telefónico: 911 845 653.
Fonte: Nota de Imprensa / Força Aérea Portuguesa