O histórico posto de observação meteorológica da Torre do Sertório em Évora retoma a sua atividade. Esta estação histórica foi fundada em 1869, tendo fornecido dados observados até 2014. Dia 20 de maio, às 11 horas, assinala-se assim a recuperação desta histórica estação meteorológica.

A reinstalação de uma estação meteorológica automática na Torre do Sertório resulta da colaboração entre o Instituto de Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Desta forma, vão ser retomadas as medições de temperatura e humidade do ar, precipitação, intensidade e direção do vento, pressão atmosférica e radiação solar, passando esta estação a integrar de novo a rede nacional de estações meteorológicas do IPMA, com o número 557.

A recolha dos dados permitirá retomar uma das séries climatológicas mais antigas do país, com um evidente interesse para o estudo do clima e das alterações climáticas na região, sendo os dados recolhidos postos à disposição das entidades da proteção civil e da população em geral.

Fonte / Foto: Universidade de Évora / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Assembleia Municipal de Évora elegeu representantes para congresso da ANMP, CMJE e CIMAC

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma sessão extraordinária no dia 26 de Novembro e…