Com vista a assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Secretaria-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, o Conselho Nacional de Juventude, o Fórum da Juventude da CPLP e a Confederação Lusófona de Treinadores promovem a realização de um ciclo de três seminários digitais, que estão a decorrer ao longo do dia de hoje e nos quais são debatidas matérias de interesse para a comunidade nos domínios da Juventude e do Desporto.
O primeiro seminário decorreu pelas 10h30, sob o tema «Os jovens e a cooperação: como podemos cooperar com as comunidades de língua portuguesa» e permitiu que, ao longo de duas horas, representantes de duas ONGD («Sol sem Fronteiras» e «Sonha Faz e Acontece»), de uma associação de empreendedorismo social e voluntariado («Helpo») e de uma associação juvenil afro-portuguesa («Bué Fixe») pudessem partilhar experiências e criar espaços de debate e de cooperação com as comunidades de língua portuguesa, onde os/as jovens foram o foco principal, apresentando os seus contributos.
Às 15 horas, teve início o seminário subordinado ao tema «A língua portuguesa como fator de aproximação entre os povos e de afirmação da CPLP no Mundo: uma perspetiva de juventude». Pretende-se que, ao longo de 1h30, decisores políticos e jovens reflitam sobre as organizações responsáveis pela condução das políticas de juventude na CPLP, as principais atividades desenvolvidas e as prioridades a estabelecer para a década, de forma a reforçar os laços entre a juventude dos países da CPLP e concretizar o compromisso das pessoas jovens para com a comunidade.
Este seminário contará com a presença do presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Vinício Pina; do diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Clarote Lapão; do presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil, Marcus Barão; da secretária-geral adjunta da Conferência da Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, Sónia Paixão; da presidente do Fórum da Juventude da CPLP, Aissatu Forbs; e da diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques.
A partir das 17h30, e até às 19h00, terá lugar o seminário «O Impacto da COVID-19 no Processo de Treino». Pretende-se que treinadores/as de língua portuguesa dos diversos países da CPLP possam comunicar e expressar o impacto que a COVID-19 teve nas suas vidas e na sua atividade, constituindo um momento de partilha, em torno de uma língua comum, de um problema global que a todos/as afeta, mas passível de ser contornado e minimizado de formas diferentes, de modo a trazer alguma normalidade à vida quotidiana e à prática desportiva. Esta ação é creditada, para efeitos de formação contínua de Treinadores, com 0,3 UC.
Este seminário contará com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, bem como treinadores/as de várias modalidades de quatro países da CPLP.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi declarado em novembro de 2019, na 40.ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), mediante proposta de todos os países lusófonos, apoiada por 24 Estados.
Fonte: IPDJ / Nota de imprensa