A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio, com a 2.ª edição do projeto “Nossa Língua – Nosso Chão”, em parceria com a Chão Nosso, Crl e a Andante Associação Artística.

“Nossa Língua – Nosso Chão” é um projeto criado especificamente para assinalar esta data, tendo por objetivo apoiar os esforços de valorização, promoção e difusão da nossa língua junto de diversos públicos, em colaboração com rádios locais do Alentejo e com o apoio de Bibliotecas Públicas portuguesas.

Esta segunda edição tem o tempo como eixo temático e conta com quatro segmentos sonoros constituídos por leituras de textos de vários autores portugueses (entre os quais Alice Vieira, Cristina Pombinho, João Pedro Mésseder, José Luís Peixoto, Maria da Conceição Ruivo, Vítor Encarnação), música e depoimentos sobre as questões da Língua, das línguas, também o barranquenho, dirigidos a audiências de diferentes faixas etárias.

Os quatro blocos serão emitidos ao longo do dia 5 de maio, nas frequências das rádios Campanário (90.6 FM), Castrense (93.0FM), Despertar (94.5 FM), Diana FM (94.1 FM), Elvas (91.5 FM 104.3), Clube de Grândola (91.3 FM), Telefonia do Alentejo (103.2 MHz), Sines (95.9 FM), Vidigueira (90 FM), Voz da Planície (104.5 FM) e também divulgados nas respetivas redes sociais em podcast.

A imagem do projeto é da autoria de Susa Monteiro e as músicas originais de Dinis Costa.

O dia 5 de maio foi instituído em 2009 pela CPLP como dia da Língua Portuguesa e da Cultura. Em 17 de outubro de 2019 o Conselho Executivo da UNESCO aprovou, por unanimidade, a proposta dos países da CPLP para que este dia passasse a ser o Dia Internacional da Língua Portuguesa, facto que se assinala este ano pela segunda vez.

Unindo cerca de 260 milhões de falantes em quatro continentes, prevê-se que esta seja uma língua cada vez mais global e que no final deste século sejam 500 milhões a falá-la, o que lhe confere uma dimensão mundial justamente celebrada.

Fonte: DRCAlentejo / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Fundação Eugénio de Almeida celebra Dia Internacional dos Museus com nova exposição

O Centro de Arte e Cultura, em Évora, apresenta a partir de 18 de maio Alter(ação) / Alter…