O Portal e a App do Roteiro Literário “Levantado do Chão”, dedicado a José Saramago, são apresentados hoje, 30 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo.

A Câmara de Évora marca presença através do vereador da Cultura, Eduardo Luciano. O Roteiro, lançado em 2020, consiste numa espécie de viagem que percorre lugares emblemáticos de um dos primeiros grandes romances do Nobel Português da Literatura. São 238 quilómetros percorridos entre Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, através de três percursos rodoviários e pedestres que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra publicada há 40 anos. O roteiro irá estar disponível em www.roteirolevantadodochao.pt

É no segundo percurso deste roteiro que encontramos vários locais do concelho de Évora. À boleia da personagem João Mau-Tempo, este itinerário aborda a resistência e a luta do proletariado agrícola alentejano e abrange um período temporal que vai desde o início do século XX até à década de 70. A antiga Praça de Touros da cidade (atualmente denominada Arena de Évora) é um desses locais.

A informação digital permite agora acrescentar um conjunto de novidades aos conteúdos do guia e permite ao utilizador uma experiência mais dinâmica com o Roteiro. Cumprindo com um dos objetivos gerais, o roteiro apresenta-se como uma ferramenta de valorização dos concelhos envolvidos, de divulgação do património e da atividade económica, de preservação da memória e de construção de identidade.

O roteiro é um projeto promovido pelo Município de Montemor-o-Novo em parceria com a União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, Freguesias de Cabrela, Ciborro, Foros de Vale Figueira, São Cristóvão e Santiago do Escoural, o Município de Lisboa e Município de Évora, a Fundação José Saramago, o Museu do Aljube (EGEAC) e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O projeto tem o apoio financeiro de Turismo de Portugal, Valorização do Interior.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…