O Portal e a App do Roteiro Literário “Levantado do Chão”, dedicado a José Saramago, são apresentados hoje, 30 de abril, pelas 18h00, no Auditório da Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo.

A Câmara de Évora marca presença através do vereador da Cultura, Eduardo Luciano. O Roteiro, lançado em 2020, consiste numa espécie de viagem que percorre lugares emblemáticos de um dos primeiros grandes romances do Nobel Português da Literatura. São 238 quilómetros percorridos entre Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, através de três percursos rodoviários e pedestres que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo sobre a obra publicada há 40 anos. O roteiro irá estar disponível em www.roteirolevantadodochao.pt

É no segundo percurso deste roteiro que encontramos vários locais do concelho de Évora. À boleia da personagem João Mau-Tempo, este itinerário aborda a resistência e a luta do proletariado agrícola alentejano e abrange um período temporal que vai desde o início do século XX até à década de 70. A antiga Praça de Touros da cidade (atualmente denominada Arena de Évora) é um desses locais.

A informação digital permite agora acrescentar um conjunto de novidades aos conteúdos do guia e permite ao utilizador uma experiência mais dinâmica com o Roteiro. Cumprindo com um dos objetivos gerais, o roteiro apresenta-se como uma ferramenta de valorização dos concelhos envolvidos, de divulgação do património e da atividade económica, de preservação da memória e de construção de identidade.

O roteiro é um projeto promovido pelo Município de Montemor-o-Novo em parceria com a União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre, Freguesias de Cabrela, Ciborro, Foros de Vale Figueira, São Cristóvão e Santiago do Escoural, o Município de Lisboa e Município de Évora, a Fundação José Saramago, o Museu do Aljube (EGEAC) e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O projeto tem o apoio financeiro de Turismo de Portugal, Valorização do Interior.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Fundação Eugénio de Almeida celebra Dia Internacional dos Museus com nova exposição

O Centro de Arte e Cultura, em Évora, apresenta a partir de 18 de maio Alter(ação) / Alter…