A “Eborae Mvsica”- Associação Musical de Évora adiou a MasterClass de Guitarra sob a orientação de Dejan Ivanovic, no Convento dos Remédios, em Évora, para os dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, devido à pandemia Covid-19.

Esta Masterclass assenta no trabalho de conjunto e individual com cada participante com execução de obras e identificação de possíveis correções, desde a postura, ao uso do instrumento. Os destinatários são executantes de guitarra de qualquer idade.

Os objetivos são estimular o gosto pela música e pela guitarra; auxiliar na preparação do repertório que está a ser estudado pelo participante; explorar a interpretação musical nos seus aspetos mais variados; abordar aspetos técnicos do instrumento e da mecânica corporal que facilitem a execução.

Horário:

Dia 30 de abril (6ª feira), às 21h30 – Recital de Guitarra por Dejan Ivanocic;

Dia 1 de maio (sábado), das 9h30às 12h30 – Apresentação e Aulas individuais; 14h30 às 18h30 – Aulas individuais;

Dia 2 de maio (domingo), das 9h30 às12h30 – aulas individuais; 14h30 às 18h00 – aulas individuais e ensaios; às 18h30 – recital pelos participantes.

O guitarrista croata Dejan Ivanović nasceu em Tuzla (BiH) em 1976. Estudou com P. Stanković, V. Ivanović e D. Petrinjak. Foi orientado por C. Bochmann no Curso de Doutoramento da U. de Évora. A sua carreira profissional começou durante o estudo superior (1994/98). Atuou nalguns dos mais prestigiosos festivais de música como Festival de Spoleto (convidado pessoalmente pelo maestro G.C.Menotti para o lugar de Artista Residente), Edimburgo, Estoril, Gevelsberg, Porto — Cidade Europeia da Cultura e Guitarra Viva (Croácia), entre outros. Atua integrado em vários conjuntos de música de câmara: com V.Gouveia, J. Barahal, M. Tokutake, A. E. Neves, Quartetos de Cordas Lyra e João Roiz. Foi vencedor dos concursos Doña Infanta Cristina (Madrid, 1998), Sinaia (Roménia, 1998), Segovia (Herradura, 2001), Tárrega (Benicássim, 2001) e Arhanes (Grécia, 2005) e foi premiado em muitos outros concursos internacionais. Em 2017, participou, como solista, na estreia nacional do Concierto Mudejar de A. Garcia Abril com a Camerata de Setúbal e sob direção de K. Hasan, no âmbito do Festival de Música de Setúbal. Os seus recitais nos cinco continentes receberam uma forte aceitação por parte da crítica. A sua discografia a solo é constituída por NAXOS CD Recital (2002) e Mediterraneo (2001). Em 2013, gravou a obra Em Memória da Madrugada de M. Pikoul com OCC (Coimbra), sob direção do maestro D. W. Lloyd. C. Bochmann, M. Pikoul, T. Oliver, J. Madureira, J. Pereira, R. Abreu, F. Chaves e C. Gutkin escreveram obras para Dejan. Integra desde 2004 o Duo de guitarras Kontaxakis-Ivanovich. Em 2005 cria o Festival Internacional Guitarmania em Lisboa do qual é diretor artístico até 2010. É desde 2007 professor de guitarra no Departamento de Música da Universidade de Évora. É doutorado em Música/Interpretação desde 2015.

O prazo das inscrições é até ao dia 20 de abril 2021. As inscrições serão aceites por ordem de chegada. A inscrição deverá ser enviada para: EBORÆ MVSICA , Apartado 2126, 7001-901 Évora.

Informações Tel.: 266 746 750; E-mail: [email protected]; www.eborae-musica.org

Para os concertos deve ser feita reserva antecipada através do email:

[email protected]; é sempre obrigatório o uso de máscara.

Esta MasterClass é organizada pela Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, e apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa, O Registo.

Fonte: Eborae Mvsica / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Évora celebra 50 anos do 25 de Abril com intensa programação ao longo de 2024

A Câmara de Évora e um grande número de associações culturais e outras entidades da socied…