O Educarte é um Projeto Municipal de Promoção do Sucesso Escolar, cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu. É uma oferta de educação não formal que pretende desenvolver a literacia emocional, contribuindo para o sucesso educativo das crianças.

O projeto, promovido pela Câmara de Évora, desenvolve ações que promovem a aquisição de competências, atitudes e comportamentos, necessários à vida em sociedade e complementa, também, as práticas educativas, apostando na qualificação emocional das crianças.

Ao focarmo-nos nas emoções temos que abordar as nossas relações com os outros. Assim sendo, as ações do Educarte são pensadas e realizadas para o trabalho em grupo, mas, também, para o trabalho individualizado (sempre que se justifique) sendo o principal objetivo o desenvolvimento de ações preventivas do insucesso escolar e da indisciplina. Neste sentido, pretende-se que os docentes, as crianças e as famílias participem nos conteúdos das ações a desenvolver.

O Educarte desenvolve ações em quatro estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da Severim de Faria, da André de Gouveia e da Gabriel Pereira, sendo eles as escolas Básicas de Almeirim, dos Canaviais e a do Rossio de S. Brás e o Jardim de Infância de Sto. António, com um total de 130 crianças.

Os conteúdos pedagógicos estão divididos por várias ações, sendo estas o Laboratório de Emoções (ciclo de competências pessoais e sociais), o Emocionarte (ações de meditação, relaxamento e treino do tempo de atenção), o Educarte (aplicação dos conhecimentos e conteúdos do Laboratório de emoções a elementos artísticos) e o Streetlearning (ação de apoio na concretização dos produtos, preferencialmente multimédia, do Educarte).

Para a monitorização e avaliação das ações, o projeto conta com a assessoria técnico-pedagógica de uma equipa pluridisciplinar do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora.

Para além destas ações desenvolvidas com as crianças das turmas participantes, o projeto também acompanha, individualmente, alunos e famílias que façam parte dos agrupamentos referidos.

O Educarte desenvolve, ainda, um ciclo de atividades com as famílias e faz o envio de mensagens semanais e newsletters mensais, com reflexões, sugestões e procurando sensibilizar e motivar para a gestão de emoções.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

UÉ no Consórcio de Ensino Superior com projeto para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

O consórcio “Digital Sul + Ilhas”, composto por seis Instituições de Ensino Superior (IES)…