O território pretende converter-se num destino turístico de referência graças ao seu extenso património e aos seus inúmeros atrativos

É o maior lago da Europa e é rodeado por doze municípios da Extremadura e do Alentejo português. Toda a zona que compreende o Alqueva quer promover-se como o que já é: um paraíso composto de um valioso património natural, histórico e cultural, que conta com uma infinidade de atrativos turísticos e de lazer para atrair visitantes.

Os seus 250 quilómetros quadrados de superfície de água doce e os seus 1.200 quilómetros de margens permitem disfrutar da prática de numerosas atividades aquáticas, de pesca e náuticas. Mas o Alqueva é muito mais que um enorme lago. O seu carácter transfronteiriço configura ao mesmo tempo um espaço cultural único, onde se mistura a língua, a gastronomia e as tradições dos dois países com tantos séculos de história.

A parte espanhola do Alqueva está integrada nas localidades de Alconchel, Cheles, Olivenza, Táliga e Villanueva del Fresno. Cinco povoações da província de Badajoz únicas e ricas em recursos, como as parcelas de azinheiras e sobreiros onde habitam o touro bravo e o porco ibérico, castelos e vilas medievais, a arquitetura civil e outros vestígios do legado português, aves de especial valor ornitológico, assim como atividades de turismo ativo e ecoturismo. Afastada das massificações dos destinos habituais, Alqueva é uma proposta original e fascinante para todos os públicos.

Outro dos atrativos que oferece Alqueva encontra-se olhando para cima, os seus céus. Todos os municípios contam com excelentes condições para observar as estrelas, e estão certificados com a certificação que os acredita como “Destino Turístico Starlight”. Rapidamente, Alqueva se converteu no primeiro lugar transfronteiriço a receber este selo, graças aos seus pontos de vista celestes e ao observatório astronómico que está situado na vila de Monsaraz.

Sem dúvida, Alqueva é um dos territórios da região com maior potencial por explorar e a zona já iniciou o processo com o qual se pretende situar no mapa como um dos pontos turísticos emergentes da península ibérica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Dark Sky® Alqueva conquista dois World Travel Awards na Gala Europeia

Decorreu no dia 6 de Março, a 31a Gala Europeia dos World Travel Awards com o Dark Sky® Al…