A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) anuncia que, entre os dias 26 de fevereiro e 31 de março, vão decorrer sessões webinar gratuitas para todos aqueles com interesse e vontade em aprender mais sobre o mundo dos vinhos.

A atual situação de confinamento impede a realização de eventos presenciais, pelo que a CVRA criou a iniciativa online para permitir aos interessados adquirir conhecimentos sobre os mais variados temas, nomeadamente, as provas de vinho, o enoturismo, a sustentabilidade e o todo o processo de criação de vinhos, desde a uva à garrafa.

A estrear as sessões, no dia 26 de fevereiro, pelas 17h00, decorre a iniciativa “Provar como um profissional”, que tem como anfitriões Teresa Gomes, sommelier e wine educator, e Luís Pedro Amorim, diretor de Laboratório dos Vinhos do Alentejo. Nesta sessão, os participantes vão aprender como degustar um vinho e como sentir e identificar aromas.

O segundo webinar “Enoturismo: Presente e Futuro”, a decorrer no dia 5 de março, pelas 15h00, vai contar com a participação da diretora do departamento de Dinamização de Oferta e Recursos, Teresa Ferreira; da presidente da Apeno, Maria João Almeida; e do presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva, que vão debater o panorama atual do enoturismo nacional e fornecer ferramentas necessárias para a preparação do futuro.

Segue-se o webinar “Mulheres à Volta do Vinho”, que decorre no dia 8 de março, pelas 17h00, onde as oradoras Cecília do Carmo, produtora na Adega do Montado; Sandra Gonçalves, enóloga do Dona Maria Wines; e Maria Pica, diretora de exportação na Quinta do Paral, contam as suas experiências no mundo dos vinhos em primeira mão.

Já no dia 18 de março, pelas 15h00, terá lugar a sessão “Sustentabilidade: o Futuro dos Vinhos” que conta com a presença de João Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA); Clara Roque do Vale, produtora da Casa Clara; Helena Ferreira, diretora de produção e gestão de qualidade e segurança alimentar da Adega de Borba; e Luís Duarte, enólogo da Herdade dos Grous, para discutir a adoção de práticas transversais à sustentabilidade dos negócios, desde as vindimas até à comercialização.

“Da Uva à Garrafa” é o tema do dia 25 de março, com ínicio às 15h00, que tem como oradores José Miguel d´Almeida, membro da ATEVA; o enólogo Paulo Laureano; Maria João Cabrita, professora da Universidade de Évora; Arlindo Rato, diretor do departamento de fiscalização dos Vinhos do Alentejo; e Rita Tavares, produtora da SOVIBOR. Em discussão vai estar todo o processo de criação de vinhos, desde o momento de colheita da uva até ao produto final, passando pelo processo de controlo e certificação.

A finalizar a iniciativa, no dia 31 de março, decorre o webinar “Oportunidades de mercado do Vinho no Brasil”, no qual os participantes poderão explorar temas como o do crescimento do mercado de vinhos online.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que “este é um evento que visa promover o trabalho dos produtores de Vinho do Alentejo e manter o dinamismo tão característico da região. Uma vez que estamos impedidos de realizar os eventos presenciais, é necessário reinventarmo-nos e optar por soluções que permitam dar a conhecer os vinhos da nossa região.”

As sessões decorrem através da plataforma Zoom e são limitadas a 100 participantes. No entanto, se o número de inscrições exceder, vai ser possível assistir, em direto, através do canal de YouTube dos Vinhos do Alentejo.

O programa completo das sessões poderá ser consultado no website (https://www.vinhosdoalentejo.pt/) ou redes sociais dos Vinhos do Alentejo.

Fonte: CVRA  / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Herdade da Rocha, enoturismo e gastronomia de alto nível no Alentejo

O seu Boutique Lodge, a Reserva Natural ou o Retiro da Paz inaugurado pelo Prémio Nobel, J…