A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala os 70 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos com o seminário “Direito à participação cultural: periferias geográficas e outras”, organizado pela Acesso Cultura.

A iniciativa realiza-se online nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, das 9h30 às 12h30, incidindo no papel da Cultura na Defesa dos Direitos Humanos.

A DRCAlentejo fomenta este seminário, acreditando ser fundamental continuar a promover o conhecimento e a mais ampla divulgação do 1º tratado europeu de direitos humanos, assinado em 4 de novembro de 1950.

Em 2020, os líderes do Conselho da Europa lembram as condições excecionais em que se deu a proclamação deste importante instrumento legal de promoção e proteção dos Direitos Humanos, e apontam como desafio no espaço europeu a eventual adesão da União Europeia à Convenção.

Neste seminário procurar-se-á refletir sobre o papel da Cultura nesta temática, numa sociedade sempre complexa e perante um cenário de retrocesso em vários países da Europa e do mundo.

No primeiro dia do seminário, 10 de dezembro, serão exploradas estas questões do ponto de vista teórico, com Maria Vlachou, e analisados também vários casos de estudo.

No segundo dia, 11 de dezembro, serão ouvidas e poder-se-á conversar com três convidadas com larga experiência em diferentes áreas culturais: Helena Girão Santos, Joana Villaverde e Maíra Zenum.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, em www.cultura-alentejo.pt ou em http://acessocultura.org .

Fonte: DRCAlentejo / Nota de imprensa