A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala os 70 anos da Convenção Europeia dos Direitos Humanos com o seminário “Direito à participação cultural: periferias geográficas e outras”, organizado pela Acesso Cultura.

A iniciativa realiza-se online nos próximos dias 10 e 11 de dezembro, das 9h30 às 12h30, incidindo no papel da Cultura na Defesa dos Direitos Humanos.

A DRCAlentejo fomenta este seminário, acreditando ser fundamental continuar a promover o conhecimento e a mais ampla divulgação do 1º tratado europeu de direitos humanos, assinado em 4 de novembro de 1950.

Em 2020, os líderes do Conselho da Europa lembram as condições excecionais em que se deu a proclamação deste importante instrumento legal de promoção e proteção dos Direitos Humanos, e apontam como desafio no espaço europeu a eventual adesão da União Europeia à Convenção.

Neste seminário procurar-se-á refletir sobre o papel da Cultura nesta temática, numa sociedade sempre complexa e perante um cenário de retrocesso em vários países da Europa e do mundo.

No primeiro dia do seminário, 10 de dezembro, serão exploradas estas questões do ponto de vista teórico, com Maria Vlachou, e analisados também vários casos de estudo.

No segundo dia, 11 de dezembro, serão ouvidas e poder-se-á conversar com três convidadas com larga experiência em diferentes áreas culturais: Helena Girão Santos, Joana Villaverde e Maíra Zenum.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, em www.cultura-alentejo.pt ou em http://acessocultura.org .

Fonte: DRCAlentejo / Nota de imprensa

Veja também

Trencin 2026, concurso para intervenção artística na passagem subterrânea com vista para inscrição romana do ano 179 DC

No âmbito do projeto Capital Europeia da Cultura Trenčín 2026, o Instituto Criativo Trenčí…