A Câmara Municipal de Évora finalizou os trabalhos de limpeza e manutenção da fachada do edifício demolido situado na Porta da Lagoa. Esta fachada corresponde a um troço da Muralha (Cerca Nova) classificado como Monumento Nacional desde 1922.

Os trabalhos foram realizados no âmbito do Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e do Sistema Defensivo de Évora, tendo incidido na raspagem e escovagem das paredes para remover materiais desagregados, na remoção contida de rebocos incompatíveis e degradados, na remoção de grafitos e aplicação de argamassas para reparação de rebocos compatíveis com os materiais preexistentes e, finalmente, na caiação.

A seleção do tom do pigmento baseou-se na tonalidade da fachada do antigo edifício e na coloração do aparelho de pedra. Aos metais existentes foi aplicada uma camada de proteção de maneira a evitar a sua corrosão.

É de recordar que o antigo edifício foi demolido nos anos 90 aquando do projeto de conservação da muralha realizado pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, mantendo-se a fachada.

A impossibilidade atual de expor o troço de muralha no seu interior relaciona-se com o estado de conservação do aparelho da mesma, uma vez que apresenta desagregação das argamassas e insuficientes elementos pétreos. Para além da conservação deste troço de fachada, esta intervenção procura dotar esta entrada no Centro Histórico da dignidade que merece.

Quanto ao Programa de Conservação e Valorização das Muralhas e do Sistema Defensivo de Évora, consiste numa estratégia a ser concretizada em três tipos de ações: preservação e manutenção com o objetivo de impedir a sua deterioração ou degradação; intervenções de conservação e restauro para recuperação da sua forma ou função e, por fim, desenvolvimento de trabalho de pesquisa ou investigação que permita a consolidação do conhecimento sobre este conjunto amuralhado.

Fonte: Município de Évora / Nota de imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Apesar da quebra mensal nos concursos promovidos, janeiro de 2021 mantém tendência global de crescimento no mercado das obras públicas

Principais resultados do barómetro AICCOPN das obras públicas do mês de fevereiro. …