O exercício nacional “A Terra Treme”, para sensibilizar para o risco sísmico, realiza-se no próximo dia 05 de novembro, pelas 11h05.

Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem. E para que que seja possível acompanhar os participantes em todo o pais, a ANEPC pede que se faça o registo no site www.aterratreme.pt

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo e organize-se, à sua casa e família, em sete passos essenciais.

FONTE: Município de Évora / Nota de imprensa