A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em novembro e dezembro, o XVI Ciclo de Concertos “Música no Inverno”, uma atividade destinada a enriquecer a oferta cultural da cidade nos meses de inverno.

Este ciclo visa promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do turismo cultural. Pretende aprofundar a relação entre o património construído, neste caso a Igreja do Convento dos Remédios, em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais regionais, nacionais e estrangeiros. Pretende, ainda, apresentar obras dos séculos XX e XXI.

O ciclo inicia-se dia 7 de novembro, às 18h00, com o KVAR Ensemble (Piano – Duarte Martins, Viola- Madalena Neto, Violino-Sara Lino, Violoncelo – Nuno Cardoso).

Programa: Ludwig van Beethoven (1770-1827) | Quarteto em Dó maior, WoO 36, n.º 3 (1785) – I-I Allegro vivace II Adagio com espressione, III Rondo: Allegro ; Rogério Medeiros (1979-) | Pórtico* (2019) (obra dedicada ao KVAR Ensemble); Eurico Carrapatoso (1962-) | O Espelho da Alma, op. 56 (2009) : I Eterno, II Pírrico, III Sedoso, IV Careto; V Saudoso, VI Pícaro, VII Materno.

O Kvar Ensemble é um agrupamento de música de câmara criado em 2019, em Lisboa. A palavra kvar — “quatro” em esperanto, a língua franca planeada para facilitar a comunicação a nível universal, num curioso paralelismo com a música — representa a formação-base de quarteto com piano deste ensemble versátil, dinâmico e inovador. Fazem música de câmara de diversos períodos históricos e em diversas formações: duetos, trios, quartetos, quintetos. Têm vários músicos convidados que colaboram com o grupo regularmente e compositores associados ao projeto, escrevendo novas obras que nos fazem pensar sobre o mundo musical contemporâneo.

Este ciclo prossegue com os seguintes concertos: No dia 14 de novembro, às 18h00 – Recital de Piano por Artur Pizarro; no dia 21, às 18h00, com “Uma Viagem pelo Barroso Instrumental Europeu” por “Os Músicos do Tejo” – Direção Musical e Cravo – Marcos Magalhães, Cravo- Marta Araújo, Oboé e Flauta de Bisel – Pedro Castro, Violinos- Álvaro Pinto e Nuno Mendes, Viola – Paul Wakabayashi, Contrabaixo – Pedro Wallenstein; no dia 22, às 18h00– Trio de Clarinete, Violino e Piano por Clarinete – Rui Travasso, Violino – Rodrigo Gomes, Piano – Irene Renart; no dia 27, às 21h30 – Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com direção de Nikolay Lalov.

No mês de dezembro, os concertos são sempre às 18h00: Dia 5 – Recital de Guitarra por Eurico Pereira; Dia 6 – Recital de Flauta, Oboé e Clarinete com Flauta – Mariana Moreira, Oboé – Maria Susete Afonso e Clarinete – Mário Vinagre; Dia 13 – Concerto de Natal com o Coro Polifónico “Eborae Mvsica”, dirigido pelo maestro Eduardo Martins que irá apresentar em estreia a obra de João Nascimento “Missa – Nossa Senhora dos Remédios”.

É necessário reserva prévia de bilhetes através de eboraemusica@gmail.com .É obrigatório o uso de máscara.

A Organização é da Associação Eborae Mvsica, entidade financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes, com co-produção da Câmara Municipal de Évora, e apoio de: Diário do Sul, A Defesa, Registo, Antena 2, MPMP e Rádio Diana e para este Concerto do MPMP (Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa).

Fonte: Eborae Mvsica / Nota de imprensa