O projeto “Places of Peace Route” (Rota dos Sítios da Paz) que é parte do projeto mais largo da Associação European Network of Places of Peace (Rede Europeia dos Sítios da Paz) conquistou o 2.º prémio na categoria ONG/Associações, durante o evento “Planetiers World Gathering” realizado na cidade de Lisboa, a 22 de outubro.

A organização “Planetiers” orienta a sua atividade para a sustentabilidade do nosso planeta, integrando temas muito diversos, entre os quais a “cultura pela paz”. Mohan Munasinghe, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 200,7 foi um dos palestrantes principais deste evento.

“Places of Peace Route” é uma rota cultural de sítios da Europa onde foram assinados Tratados de Paz constituída em 2012 e que tem como objectivos principais a disseminação da cultura pela Paz e a promoção turística dos sítios que a integram.

Atualmente a “Places of Peace Route” integra 11 sítios da Europa localizados em nove países: Alcáçovas e Évora Monte (Portugal), Alcañices (Espanha), Altranstädt e Hubertusburgo/Wermsdorf (Alemanha), Trencin (Eslováquia), Vasvár (Hungria), Zadar (Croácia), Kaynardzha (Bulgária), Bucareste (Roménia) e Edirne (Turquia) e é Rota Candidata a Rota Cultural do Conselho da Europa, para o período de avaliação 2020/2021.

O prémio que lhe foi atribuído é um reconhecimento da qualidade do projeto “Places of Peace Route” e um importante incentivo para o trabalho que as instituições públicas e privadas dos vários locais da Rota têm vindo a realizar com vista á sua visibilidade e implantação europeias.

Fonte: Places of Peace Route / Nota de imprensa