O Município de Reguengos de Monsaraz vai assinar um protocolo com a Ani+ Reguengos – Associação de Proteção de Animais de Reguengos de Monsaraz para a atribuição da gestão do Programa de Captura, Esterilização e Devolução (CED) de gatos errantes no concelho. A Ani+ Reguengos apresentou uma proposta ao orçamento participativo da autarquia com o projeto “Capturar – Esterilizar – Devolver (CED)”, que reuniu votação para ser incorporada na proposta do Orçamento e nas Grandes Opções do Plano.

No âmbito do protocolo, a associação vai assegurar a implementação do Programa CED nas colónias de gatos errantes, identificadas e localizadas no concelho. A câmara municipal vai promover a esterilização dos gatos errantes, o seu registo e identificação eletrónica, a desparasitação e a vacinação contra a raiva e outras medidas profiláticas obrigatórias ou consideradas no plano de gestão da colónia.

De acordo com o documento, a Ani+ Reguengos deverá assegurar a existência de um plano de gestão das colónias, proceder com meios próprios à captura e acompanhamento dos gatos errantes sinalizados, garantir os cuidados de saúde e de alimentação adequados, assim como avaliações clínicas periódicas para despistar doenças transmissíveis. A associação terá de proceder à devolução dos gatos à colónia, com a libertação dos animais no mesmo local onde foram capturados, e assegurar que a dimensão da colónia não põe em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, animais e bens.

O protocolo prevê também a realização de ações de educação nas escolas e de sensibilização da população para as várias temáticas relativas à posse responsável de animais de companhia, como a importância da esterilização, de prevenção do abandono, da obrigatoriedade de remoção de dejetos da via pública e outros temas ligados à defesa animal e à segurança e salubridade públicas.

Fonte: Município de Reguengos de Monsaraz / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Parque Lúdico de Santiago do Escoural inaugurado

Na manhã de 15 de março, o executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, representado …