O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, Roberto Pereira Grilo, participou na reunião do Conselho da EUROAAA (Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia), que decorreu nos dias 28 e 29 de julho, em Huelva e Sevilha.

Também estiveram presentes, o presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e o presidente da Junta da Andaluzia, Juan Moreno Bonilla.

Nesta reunião foi feito o balanço de variados projetos de cooperação transfronteiriça, desenvolvidos com os apoios de Fundos da União Europeia, no âmbito do Programa INTERRREG Espanha- Portugal.

Esses projetos são o CILIFO (Centro Ibérico para a luta contra os Incêndios Florestais); o Centro Magalhães (Indústrias culturais e criativas); e CIU3A (Centro de Inovação Universitário do Alentejo, Algarve e Andaluzia, especializado em Indústria 4.0, Logística, Materiais e Sustentabilidade).

No dia 29 de julho, foi ainda assinada uma declaração conjunta que pretende situar a Eurorregião numa posição de liderança na União Europeia através da definição das linhas prioritárias e estratégicas em matéria de cooperação transfronteiriça.

Promover o impulso de um turismo sustentável, que proteja e fomente a conservação ambiental; a proteção, fomento e desenvolvimento do património cultural através da valorização dos laços culturais históricos comuns; o fomento do crescimento ligado à economia azul, através do nosso potencial marítimo e costeiro; e o desenvolvimento de um crescimento inteligente através da inovação, fomentando a digitalização em setores chave, como a agricultura são as prioridades a desenvolver no quadro de cooperação institucional no seio da Euroregião AAA.

Fonte: CCDR Alentejo / Nota de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Montemor-o-Novo: Candidaturas Concurso Euroscola abertas até 28 de Fevereiro

Sob o tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”, este concurso visa s…