Olá a todos!

O ano de 2023 está a chegar. Daqui de Pequim, quero apresentar a todos vós os meus melhores votos de Ano Novo!

Em 2022, realizámos com grande êxito o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que definiu um grande plano para a construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e para a promoção integral da revitalização da nação chinesa através da modernização ao estilo chinês, lançando o apelo para que todos participem na luta nesta nova jornada.

A China continua a manter a sua posição como segunda maior economia do mundo, com um desenvolvimento económico estável e um produto interno bruto anual estimado em mais de 120 triliões de yuans. Face à crise alimentar mundial, a China conseguiu boas colheitas por 19 anos consecutivos, assegurando ainda mais o controlo sobre o nosso próprio suprimento de alimentos.

Consolidámos as conquistas na erradicação da pobreza, promovemos de forma abrangente a revitalização do mundo rural, adoptámos uma série de medidas fiscais e reduções de taxas para ajudar a superar as dificuldades das empresas, além de redobrarmos esforços para responder às necessidades urgentes e às preocupações da população.

Desde o surto da epidemia de Covid-19, sempre insistimos em colocar as pessoas em primeiro lugar e a vida em primeiro lugar, aderindo a critérios científicos rigorosos, optimizando e ajustando as medidas de prevenção e controlo em resposta ao evoluir da situação, e protegendo ao máximo a vida e a saúde das pessoas.

Os quadros dirigentes e a população, especialmente os profissionais da saúde e funcionários em níveis de base, não temeram dificuldades e permaneceram firmemente nos seus postos.

O país entrou agora numa nova fase quanto à prevenção e controlo da epidemia, em que precisamos de manter os cuidados. Temos todos de redobrar os nossos esforços, pois já se avista a luz do êxito. A persistência e a unidade conduzirão à vitória.

Em 2022, o camarada Jiang Zemin deixou-nos. Recordamos as suas grandes realizações e estilo nobre, e valorizamos a riqueza intelectual que nos deixou. Devemos prosseguir com o seu legado e fazer avançar a causa do socialismo com características chinesas na nova era.

O longo rio da História tem sido magnífico, e sucessivas gerações de pessoas têm lutado para criar a China de hoje – uma China onde os sonhos se tornam realidade, uns após outros.

O país realizou com sucesso os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de Pequim, em que os atletas conquistaram resultados notáveis.

As aeronaves Shenzhou-13, Shenzhou-14 e Shenzhou-15 voaram para o espaço com êxito; e a construção da estação aeroespacial chinesa foi concluída com sucesso, estando a nossa “casa espacial” a voar pelo céu.

O Exército Popular de Libertação da China celebrou o seu 95º aniversário e todos os militares avançam, com dinamismo, na marcha para fortalecimento das forças armadas.

O terceiro porta-aviões chinês, “Fujian”, foi lançado à água; e o primeiro grande avião C919 foi oficialmente entregue; a central hidroeléctrica de Baihetan entrou em pleno funcionamento.

Tudo isto é o resultado do trabalho árduo e do suor de inúmeras pessoas. Este é o poder da China!
A China de hoje é uma China cheia de vigor e dinamismo. Foram estabelecidos e desenvolvidos diversas zonas-piloto de livre comércio e o Porto de Livre Comércio de Hainan. As regiões costeiras estão a inovar intensamente, as regiões centrais e ocidentais estão a acelerar o seu desenvolvimento, a revitalização do nordeste está pronta para arrancar, e as regiões fronteiriças estão a desenvolver-se e a enriquecer a sua população. A economia chinesa tem forte resiliência, grande potencial vitalidade; e a tendência ascendente geral do seu crescimento para um longo prazo permanece inalterada. Desde que estejamos confiantes e façamos progressos constantes, seremos capazes de alcançar os objectivos estabelecidos.

Visitei este ano a Região Administrativa Especial de Hong Kong e fiquei muito satisfeito ao ver que a região iria prosperar com base na estabilidade. Com a implementação firme do princípio de “um país, dois sistemas”, Hong Kong e Macau terão certamente prosperidade e estabilidade duradouras.

A China de hoje é uma China que continua a construir honrando o legado do seu espírito nacional. Os desastres naturais (como terramotos, inundações, secas, incêndios florestais e outras catástrofes), bem como alguns acidentes no sistema produtivo, foram assustadores e tristes, mas as cenas de pessoas sacrificando as suas vidas pela justiça e ajudando umas às outras foram profundamente comoventes, e os feitos heróicos serão sempre recordados nos nossos corações.

Quando nos despedimos do ano velho e acolhemos o novo, pensamos sempre no nobre legado milenar da nação chinesa e ganhamos confiança para seguir em frente.

A China de hoje é uma China que está intimamente ligada ao mundo. Este ano, recebi muitos velhos e novos amigos em Pequim, e também viajei para o estrangeiro para apresentar as realidades e as opiniões chinesas.

Com a evolução acelerada de mudanças inéditas no último século, o mundo não está pacífico. Nós, como sempre, valorizamos a paz, o desenvolvimento e os amigos e parceiros. Ficamos firmemente do lado correto da História e do progresso da civilização humana, e esforçamo-nos por contribuir com a sabedoria chinesa e as soluções chinesas para a causa da paz e do desenvolvimento da Humanidade.

Depois do 20º Congresso Nacional do PCCh, eu e meus colegas fomos a Yan’an para relembrar o período glorioso em que o Comité Central do Partido superou ali grandes dificuldades e sentir o espírito da geração mais velha dos comunistas. Costumo dizer que os sofrimentos e os contratempos forjam a pessoa e a levam ao sucesso. Em cem anos, o Partido Comunista da China desafiou as tempestades e avançou no meio dos espinheiros, passando por um processo duro e extraordinário. Temos de lutar com atitude indomável e tenaz, para que a China de amanhã seja ainda melhor.

Na China do futuro, os milagres serão criados com luta. O poeta Su Shi disse: “Só com a solução dos problemas mais difíceis é que se alcançarão as metas mais elevadas.” Embora a estrada seja longa, se nos pusermos a caminho certamente chegaremos ao destino. Embora as tarefas sejam complexas, se nos esforçarmos, alcançaremos o sucesso. Desde que tenhamos a determinação de Yugong de remover montanhas e a perseverança das gotas de água de perfurarem uma pedra. Se trabalharmos arduamente, com os pés fincados no chão, percorrendo uma longa jornada com passos pequenos de cada vez, poderemos certamente tornar os objectivos ambiciosos numa bela realidade.

Na China do futuro, a força será gerada pela unidade. Num país tão grande como a China, as pessoas têm necessidades diferentes e defendem as suas próprias opiniões sobre o mesmo assunto. Isso é normal. É necessário construir amplos consensos por meio da comunicação e consulta para que todos os mais de 1,4 mil milhões de chineses se esforcem, com a vontade comum e rumo ao mesmo objetivo.

Quando todos conjugarem os esforços, como passageiros que estão no mesmo barco, e unirem as suas vontades numa gigantesca força, atingirão todos os objetivos e superarão todas as barreiras. Os dois lados do estreito de Taiwan pertencem a uma mesma família. Desejo sinceramente que os compatriotas de Taiwan e da parte continental da China avancem conjuntamente em direção uns aos outros, para trazer benefícios duradouros à nação chinesa.

Na China do futuro, a esperança residirá nos jovens. Um país prosperará quando os seus jovens prosperarem. O desenvolvimento da China deve ser assumido pelos jovens. A juventude é cheia de vigor e traz a esperança. Os jovens devem possuir um amor profundo pela pátria, formar a qualidade empreendedora e iluminar-se nas lutas, para serem dignos desta época e dos seus anos juvenis.

Neste momento, muitas pessoas ainda estão ocupadas com trabalhos árduos. Obrigado a todos vocês! O sino do Ano Novo vai tocar. Vamos acolher a primeira luz solar do ano de 2023 com os melhores votos para o futuro.

Que a nossa pátria prospere e que o nosso povo viva em paz e harmonia! Que o mundo seja pacífico e belo, feliz e tranquilo! Desejo-vos a todos um Feliz e próspero Ano Novo!
Obrigado!

Conteúdo Institucional – Ibéria Universal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Veja também

ADRAL e PACT debateram o futuro das “smart cities”

Durante dois dias, decorreu a conferência internacional “Smart Cities, Smart Future?”, pro…