VERALLIA PORTUGAL | SUSTENTABILIDADE

A Verallia é líder europeu no mercado do vidro de embalagem, com presença industrial em 11 países, onde detém 32 fábricas de vidro. A Verallia conta com 10 000 colaboradores, mais de 10 000 clientes e em 2020, produziu mais de 16 mil milhões de garrafas e boiões de vidro.

Em Portugal, a Verallia dedica-se à produção de embalagens de vidro para bebidas e alimentos, desde 1987. Com sede em Vila Verde/Fontela, concelho da Figueira da Foz, a empresa conta com 248 colaboradores. Como empresa líder de mercado nacional, a Verallia tem como estratégia principal a sua proximidade como parceiro local, produzindo embalagens de vidro para proporcionar a melhor experiência de consumo possível. A Verallia procura satisfazer os seus clientes e apresentar a melhor variedade de produtos no mercado focando a inovação e criando embalagens de vidro sustentáveis e amigas do ambiente.

Reconhecida pelo Healthy Workplaces Award como uma empresa empenhada na segurança, no bem-estar e na saúde dos seus colaboradores, a Verallia é uma empresa socialmente responsável e de comunicação transparente com todos os stakeholders.

A Verallia constrói e difunde de forma contínua e integrada boas práticas e ações de sensibilização para a sustentabilidade que se estendem desde a unidade industrial até ao espaço comunitário. Assim, nasceu, em 2017, o projeto “Garrafita Verallia vai às escolas” com foco na Responsabilidade Social e Ambiental, nos valores e missão da Verallia de acordo com o novo propósito de ‘Reimaginar o vidro para um futuro sustentável’, onde são transmitidos às crianças valores essenciais como a necessidade de preservar os ecossistemas, a segurança individual e interpessoal.

O projeto começou com a sensibilização das crianças desde o pré-escolar para o tema da proteção ambiental e dando a conhecer a Verallia ao público mais novo. Um sonho que fez o seu caminho, tendo já conquistado, em 2018, a distinção de “Melhor Prática Ibérica” no âmbito do programa “Verallia Industrial Management” (VIM)*. Em 2018 e 2019, tornou-se uma referência na zona centro do país, pois as mascotes “Garrafita” e “Boião” chegaram a largas centenas de crianças do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB).

*Com o objetivo de operacionalizar toda a orgânica da empresa, a Verallia implantou, em 2011, o projeto Verallia Industrial Model (VIM), um programa de excelência industrial cujo objetivo foi de otimizar a eficiência industrial e eliminar todo o tipo de perdas (energia, qualidade, tempo e gastos diversos) tanto a nível industrial como administrativo. Em 2017, o VIM passou a designar-se Verallia Industrial Management, o que significa que o programa chegou a um patamar tal que neste momento o VIM já não é apenas um modelo, mas sim uma autêntica ferramenta de gestão. Para tal, foi necessária uma mudança de mentalidades e comportamentos que conduziu a um envolvimento, espírito de equipa e iniciativa de todos os colaboradores, com partilha de boas práticas e aposta na inovação.

Face à situação pandémica vivida em 2020 e 2021, o projeto teve a oportunidade de ganhar uma nova forma e de se preparar para um novo desafio.

A Verallia estende os seus conhecimentos de sensibilização ecológica a um novo segmento de alunos. O alargamento é feito aos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico e conta com uma componente fortemente digital, assente numa plataforma online de acesso comum e outra de acesso reservado aos professores com conteúdos diferenciados e exclusivos em: http://verallia.garrafita.pt/.

Este website reúne informação essencial para conhecer a Verallia, o vidro e através da parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV): https://www.pontoverde.pt/, os vídeos apresentados abordam as boas práticas de reciclagem para a proteção do Planeta. Todas as crianças do pré-escolar até ao 2º CEB têm, através das suas escolas, a possibilidade de participar em atividades de descobertas e aprendizagens desafiantes e divertidas. Para tal, cada professor deverá fazer o registo na ‘área reservada’ onde terá acesso a conteúdos exclusivos.

As novidades não ficam por aqui, o projeto tem, igualmente, uma canção/hino, um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=W5X9Y4Nreug e uma história!

O cantor Filipe Pinto, aceitou o desafio da Verallia e dá voz ao hino deste projeto. Toda a música aborda a essência da Verallia e o seu cuidado para com o meio ambiente. A sonoridade e encanto deste hino tem como base os instrumentos musicais que são as garrafas e os boiões de vidro, com o acompanhamento do ukelele e guitarra. Canta-se o vidro enquanto material saudável e 100% reciclável até ao infinito. Este hino apela à colaboração de todas as crianças para a Proteção Ambiental.

Após a participação nas atividades propostas, na área reservada, as escolas poderão receber o e-book da história pedagógica e mágica deste projeto que remete o leitor para o mundo imaginário de uma conversa da personagem principal, uma criança, com a ‘Garrafita’ e o ‘Boião’, as duas mascotes. Nesta bela história escrita pelo Filipe Pinto e Cristina Nobre, é identificada a essência do novo propósito da Verallia “Reimaginar o vidro para um futuro sustentável” abordando de uma forma educativa os diferentes pontos do propósito percorrendo os ensinamentos da Verallia, indústria vidreira.

Convidamos todas as crianças, encarregados de educação e professores a descobrirem todo este projeto cheio de descobertas, magia e criatividade.

Mais informações em: www.verallia.com

Siga-nos nas redes sociais: LinkedIn , Twitter , Facebook YouTube

Conteúdo empresarial

Veja também

Mais de 100 pessoas caminharam para apoiar projeto social de alunos da ESSF

Os alunos do 2.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária Severim …