O governo chinês sublinhou a importância de promover a proteção ambiental do Rio Amarelo e da respectiva bacia hidrográfica, promovendo o seu desenvolvimento com alta qualidade. Este facto demonstra a determinação firme da China de seguir um caminho de modernização que prioriza os ecossistemas e destaca a responsabilidade ambiental.

Sendo o segundo maior rio da China, o Rio Amarelo funciona como uma barreira ecológica do país e uma região importante de concentração de atividades populacionais e desenvolvimento económico. Ao mesmo tempo, o Rio Amarelo também é um dos rios com a maior contenção de areia e o mais difícil do Mundo para controlar.

Durante milénios, a nação chinesa tem lutado contra desastres naturais, como a seca e as inundações do Rio Amarelo. Desde a fundação da Nova China, sobretudo desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, realizado em 2012, o desenvolvimento socioeconómico da bacia do Rio Amarelo conseguiu êxitos notáveis.

Os dirigentes chineses têm concedido grande atenção à conservação ecológica do Rio Amarelo, tendo já visitado todas as províncias e regiões ao longo desse rio. Há dois anos, o líder chinês presidiu a um simpósio no qual a proteção ecológica e o desenvolvimento de alta qualidade do Rio Amarelo foram definidos como estratégias nacionais importantes.

Ao visitar recentemente o estuário do Rio Amarelo, o presidente chinês Xi Jinping ouviu relatórios sobre a proteção da Natureza no delta daquele importante curso de água e visitou o meio ambiente no pantanal da região.

Xi Jinping aludiu às exigências do tratamento adequado das relações entre a proteção ecológica e o progresso, trilhando, em segurança, o caminho de desenvolvimento verde e de baixo carbono.

Durante a 15ª Reunião da Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que recentemente decorreu na China, Xi Jinping assinalou a importância da “coexistência harmoniosa entre o ser humano e a Natureza” e garantiu que a China continuará a promover a melhoria dessa civilização ecológica.

Importa referir que, nos últimos anos, a civilização ecológica foi sempre um tema importante durante as visitas de Xi Jinping pelo país. Isto demonstra, de forma significativa, o desejo da China de aplicar esse modelo na governação do País, e o propósito de adotar mais ações concretas para responder adequadamente aos desafios ecológicos e ambientais que o mundo actual apresenta.

Conteúdo Institucional

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome de regresso às lojas

Nos próximos dias 27 e 28 de novembro, a Campanha de Recolha de alimentos promovida pelos …