A edição de 2021 do Dia Internacional da Juventude foi assinalada pelo Município de Évora em parceria com a Delegação Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude com um conjunto de actividades centradas nos mais jovens. Esta efeméride foi criada pela Assembleia Geral da ONU em 1999 e teve este ano como lema “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária”.

Procurou-se, nesta edição, sobretudo consciencializar os jovens para a necessidade de pôr em práctica uma vida mais saudável e ecologicamente sustentável, convidando-os agir, a proteger a Terra e sua biodiversidade.

Nesse sentido, teve lugar uma Oficina de Cozinha, onde foram feitos pratos de Verão saudáveis, valorizando a gastronomia regional, designadamente o Gaspacho Alentejano. A formadora foi Sofia Franzina (Núcleo Feminista de Évora). Esta actividade teve lugar no Ponto Jovem, onde decorre a Porta das Associações Juvenis, a qual é responsável pela dinamização de diversas iniciativas para os jovens.

No Complexo Desportivo Municipal houve Paintball, organizado pela Mil e Uma Aventuras – Associação Desporto & Diversão e, no Palácio de D. Manuel, realizou-se uma visita guiada ao Centro Interpretativo da Cidade de Évora, feita pela Câmara Municipal. O desafio “Évora às Pinceladas – Deixa a tua Marca!” também marcou presença e no Jardim Público decorreu o “Desenhar o Palácio” pela 100% ADN.

O dia finalizou com o espectáculo “Glossa”, de Eleonora Marzani, na Igreja de S. Vicente, promovido pela Autarquia eborense.

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Fundação Eugénio de Almeida promove atividades fora do horário escolar para jovens

A Fundação Eugénio de Almeida continua a dinamizar o #FundaçãoContigo, um programa de cult…