A Aplicação “Pesca em Portugal” foi desenvolvida no âmbito do projeto “LIFE Águeda – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, coordenado pela Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

O objetivo desta nova aplicação para a passa por contribuir para o conhecimento sobre a distribuição e abundância das espécies de peixes de água doce nas bacias hidrográficas nacionais, através da compilação de informação temática relativamente às capturas realizadas no âmbito das atividades de pesca recreativa.

Envolver toda a comunidade de pescadores recreativos na promoção de uma gestão sustentável e conservação do património natural que são as populações de peixes de água doce das bacias hidrográficas nacionais, numa perspetiva de ciência-cidadã é o conceito principal da Aplicação “Pesca em Portugal”.

De salientar que o projeto LIFE ÁGUEDA tem como objetivo a eliminação ou mitigação substancial de pressões hidromorfológicas na área e troços de rio a intervencionar, de forma a assegurar a melhoria do seu Estado Ecológico. Para tal, integra como beneficiários um conjunto de entidades parceiras que, sob a coordenação da Universidade de Évora, apresentam competências específicas em domínios complementares que, globalmente, contribuirão para melhor atingir os resultados propostos.

Para além da Universidade Évora / MARE são beneficiários associados o Município de Águeda, o Município de Mora, através da equipa responsável pelo Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda.

Fonte: Universidade de Évora

  • O peixe do rio ganha ‘outro’ sabor

    Já lá vão os tempos, em que antes visto aos olhos dos chefes de cozinha e cozinheiros(as) …
  • João Clérigo sagrou-se Campeão Regional

    O mourense João Clérigo sagrou-se, no passado fim-de-semana, Campeão Regional da 1.ª Divis…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Alentejo lança site sobre Transição Justa no 9.° Fórum da Coesão

O Programa Regional Alentejo 2030 lançou hoje a página oficial do Fundo de Transição Justa…