‘Do barreiro à cantarinha’ é o tema da próxima visita guiada que se realiza dia 26 de setembro, com início às 10h00 no Centro Cultural de Beringel (concelho de Beja), inserida no projeto ‘Alentejo, PATRIMÓNIOS’ da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo). O programa contempla um itinerário pelos Barros de Beringel, através de uma exposição, visualização de vídeo, visita a oficinas e à Igreja Matriz, prova de vinhos.  

O projeto ‘Alentejo, PATRIMÓNIOS’ pretende promover o Património Cultural Imaterial da Região e contempla, no corrente ano, o total de quatro visitas temáticas, com o máximo de 14 participantes cada, mediante inscrição prévia através dos contactos gerais da DRCAlentejo. 

Mostrar a diversidade cultural da região, dignificar os atores do saber-fazer tradicional, valorizar o património imaterial e o território em todas as suas especificidades diferenciadoras e criar novas dinâmicas que ajudem o turismo e a economia locais são os objetivos principais do projeto que conta com a colaboração de vários Municípios e associações da região.

A primeira visita temática realizou-se no mês de agosto, em Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo, onde esteve em destaque a arte chocalheira, cujo fabrico viu, em 2015, o seu nome inscrito na lista da UNESCO do Património Cultural Imaterial da Humanidade. 

Depois dos Barros de Beringel sucedem-se, já no mês de outubro, as visitas em torno dos cereais e da molinagem no território do rio Mira, no dia 3, e dos Bonecos de Estremoz, no dia 17.

O Projeto ‘Alentejo, PATRIMÓNIOS’ insere-se no Programa de Promoção, Programação e Mediação no Património Cultural, da Direção Regional de Cultura, no qual se incluem um ciclo anual de visitas guiadas ao património construído, um ciclo de Música nas Igrejas, ações de Sensibilização para a Educação Patrimonial, entre outras iniciativas. 

Fonte: Direção Regional de Cultura do Alentejo / Nota de Imprensa