O Dark Sky® Alqueva acaba de ser distinguido internacionalmente como Europe’s Responsible Tourism Award 2021, nos World Travel Awards, anunciado no dia 22 de Outubro. É uma grande honra podermos contar esta distinção nos aclamados World Travel Awards, considerados os “Óscares do Turismo” mas tal como os restantes prémios que honrosamente nos têm sido atribuídos, para além de representarem um grande desafio colocam em cima de nós uma grande responsabilidade. Desde 2019 que o Dark Sky® Alqueva tem contado com várias distinções nos World Travel Awards e que podem ser consultadas neste link: https://www.worldtravelawards.com/profile-37357-dark-sky-alqueva

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino de astroturismo português cuja criação remonta a 2007. Tendo por base o conhecimento adquirido que permitiu acreditar e apostar no astroturismo como uma importante tendência futura da procura turística, avançou-se em 2007 para o desenvolvimento de um destino sustentável em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho. Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside ainda em proteger o céu nocturno e com isso trabalhar com o objectivo de atingir valores próximo de zero, no que diz respeito à poluição luminosa.

Em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e em 2018 o primeiro transfronteiriço. Começou com seis concelhos Portugueses, aos quais se associaram Mértola, Évora, Serpa e Redondo e hoje abrange uma área, entre Portugal e Espanha, de 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

A Rota Dark Sky® oferece diversas actividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark Sky®. Para além destas actividades, foram desenvolvidas outras complementares que podem ser realizadas à noite mas também de dia, tais como passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios a cavalo, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching, entre outras sob consulta. Das actividades que podem ser realizadas de noite, destacamos os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro. Das experiências de carácter diurno, destacamos os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo Gin Sharish ou Cocktail não alcóolico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao por do sol. Estas são algumas das actividades mais procuradas mas a nossa equipa e os nossos parceiros estão sempre disponíveis para novas criações e desenvolvimento de programas por medida. Para conhecer as nossas actividades e parceiros visite o nosso website www.darkskyalqueva.com. Só lá encontrará os parceiros oficiais.

Desde o final do ano passado que o Dark Sky® Alqueva tem vindo a introduzir melhorias, a diversificar a oferta de actividades e a aumentar a rede de parceiros locais, os quais estarão brevemente visíveis no nosso website. Mas o conceito Dark Sky® também tem crescido a nível nacional fruto de parcerias regionais, originado assim o nascimento do Dark Sky Aldeias do Xisto em parceria com a ADXTUR, e o Dark Sky Vale do Tua em parceira com a ADRVT, formando assim a Rede Dark Sky® PORTUGAL com três destinos já certificados pela Fundação Starlight representando uma área de 12.947,38 km2 e posicionando o nosso país como aposta de um destino internacional líder no Astroturismo.

Links oficiais:
https://www.worldtravelawards.com/award-europes-responsible-tourism-award-2021

Fonte: Nota de Imprensa / Dark Sky Alqueva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Dark Sky® Alqueva conquista dois World Travel Awards na Gala Europeia

Decorreu no dia 6 de Março, a 31a Gala Europeia dos World Travel Awards com o Dark Sky® Al…