Reguengos de Monsaraz vai receber em outubro um ciclo de concertos intitulado “Ode a Odiana”. Esta iniciativa organizada no mês da música pela Associação Cultural Bolsa D’Originais com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz é financiada pelo Ministério da Cultura através do Programa Garantir Cultura e pretende homenagear o Rio Guadiana, outrora denominado de Odiana, mas também três pilares fundamentais da região, nomeadamente as gentes, a música e o território.

O primeiro concerto, “Essências de Marimba”, vai acontecer no dia 17 de outubro, às 18h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Em palco vai estar Vasco Ramalho, que convidou a Camerata do Sul, os fadistas Duarte e Filipa Sousa e o concertino João Cunha. O concerto conta com a direção de Tuniko Goulart e o maestro João Rocha e terá arranjos originais de fados e choros para marimba, cordas, sopros e voz.

No dia 24 de outubro, pelas 18h, o auditório municipal recebe “Paisagens sonoras alentejanas”. O grupo de sopros e percussão Ensemble Novus Ventus em parceria com a Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que terá em palco músicos desta banda filarmónica, vão homenagear os compositores Luiz de Freitas Branco e Fernando Lopes-Graça num concerto dirigido pelo maestro António Menino e com arranjos originais das obras por João Defeza.

“Evangelhos de Liberdade e Requiem de Fauré” é o título do concerto que decorre no dia 30 de outubro, às 18h, na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz. O concerto vai ser dirigido pelo maestro e compositor Jorge Salgueiro e terá orquestra de câmara e o ensemble vocal Voces Splendentes, com a participação dos solistas Carina Ferreira (soprano) e André Soares (barítono). Este concerto marca a estreia da nova obra de Jorge Salgueiro, “Evangelhos da Liberdade”, e do Requiem de Gabriel Fauré.

Com este ciclo de concertos a Associação Bolsa D’Originais pretende contribuir para o desenvolvimento de atividades culturais, promover a diversidade artística e apostar em projetos emergentes e dinamizadores, recorrendo principalmente a entidades e artistas com ligação ao Alentejo. Todos os concertos têm entrada gratuita.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Quinteto de Cordas – XVII Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

A Associação Eborae Mvsica realiza, em articulação com a Câmara Municipal de Évora, em Nov…