A Associação Eborae Mvsica promove nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro as XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – o esplendor de Manuel Cardoso um lusitano de Fronteira” que decorrem no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Fronteira. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira.
No dia 2 de outubro pelas 19h00, na Sé de Évora e no dia 3 às 21h00 na Igreja Matriz de Fronteira terá lugar um Concerto pelo Ensemble Plus Ultra sob a direção de David Martin.
Programa : Cardoso – Magnificat secondi toni; Victoria – Salve Regina a 5 ; Victoria – Sancta Maria succurre miseris; Tallis – Salve intemerata ;Cardoso – Ecce Mulier Chananea; Pedro de Cristo – Regina Coeli; Byrd – Beata viscera; Byrd – Salve regina a 4; Duarte Lobo – Audivi vocem
Ensemble Plus Ultra – fundado em 2001 é considerado um dos melhores grupos de cantores da melhor música antiga britânica (Early Music Today) cujo objetivo é a promoção de interpretações com conhecimento histórico das maravilhas litúrgicas da Renascença. O Ensemble é conhecido pelas interpretações inovadoras que sempre apresentam e salientam o pormenor musical histórico e explora terrenos menos conhecidos da polifonia.Em reconhecimento pela sua visão única , o Ensemble Plus Ultra foi agraciado pelo prestigiado ´Prémio de Música Antiga Gramophone” em 2012 pelo seu conjunto de dez discos com a música de Tomas Luis de Vitória, gravada para a etiqueta Deutsche Grammophon.Exemplos de composições reveladas pelo Ensemble Plus Ultra incluem os trabalhos de Cristobal de Morales (c. 1500-53), aclamado álbum de estreia na etiqueta Glossa , “Morales en Toledo”. Seguiu-se a primeira gravação dedicada à Música de Fernando de las Infantas (1534-c.1610), o compositor nascido em Espanha e teólogo que se estabeleceu em Roma (1560). O Ensemble Plus Ultra tem realizado várias tournées pela Europa e América do Norte. O grupo deu recentemente concertos por toda a Espanha (Madrid, Granada, Cuenca, Santander, Leon), e em Festivais em Regensburg, Utreque, Londres e Salzburgo.
No dia 3 terá lugar na Sé de Évora às 19h00 um concerto por Ensemble La Danserye e Capella Prolationum, e, neste mesmo dia 3, em Fronteira, às 21h00 concerto por “Ensemble Plus Ultra” direção de David Martin, na Igreja Matriz.
No dia 5, pelas 17h00, terá lugar na Sé de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins o Coro dos Participantes dirigido por Owen Rees, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço.
Os contactos podem ser feitos para a Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 – 901 Évora, Portugal. E-mail [email protected], telef: 266 746 750, telemóvel 965740270, fax 266 701359, eboraemusica.pt.
Para os Concertos deve ser feita reserva de bilhetes através de [email protected]; é obrigatório o uso de máscara.
Estas atividades são financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo e têm co produção da Câmara Municipal de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Fronteira, do Cabido da Sé de Évora, da Paróquia de Fronteira, da Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.
Fonte: Nota de Imprensa / Eborae Música