Viana do Alentejo foi uma das metas da “Volta a Portugal a Correr pelos Direitos da Criança”, uma iniciativa que está a ser protagonizada pelo atleta João Paulo Félix.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para os direitos das crianças e jovens. Para tal, o maratonista está a correr pelo país, durante 40 dias consecutivos, num percurso total de 2 222 quilómetros.

Esta ação, apadrinhada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, teve início a 15 de julho na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, sendo também este o local onde está prevista terminar a 23 de agosto.

Ao longo desta jornada, o sociólogo João Paulo Félix leva um passaporte especial, no qual vai recebendo carimbos de cada Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) por onde passa.

Nesta 13.a etapa, o atleta partiu de Beja ao raiar do dia 27 de julho, chegando a Viana do Alentejo cerca das 13 horas.

Segundo a Comissão Nacional da CJCP, “João Paulo Félix correu 50 quilómetros entre Beja e Viana do Alentejo, passando pelos concelhos de Cuba e de Alvito”.

Realçou também que “à chegada a Vila Ruiva, no concelho de Cuba, foi recebido pelos meninos do Projeto CLDS ConVida, do município local, bem como pela presidente da CPCJ de Cuba, Joaquina Faísco”.

De acordo com a mesma fonte, “já no concelho do Alvito, a CPCJ local, representada pelo presidente David Serra e outras comissárias, acolheu João Paulo Félix, com o apoio da Biblioteca Municipal de Alvito e da equipa do Campo de Férias”, acrescentando que “também marcaram presença o presidente do município, António João Valério, um vereador e a equipa do CLDS 4G de Alvito”.

Para finalizar a etapa, o maratonista chegou a Viana do Alentejo, mais concretamente “à Praça da República, onde estava instalada uma meta simbólica”, adiantou a CPCJ local.

Acrescentou que foi recebido “pela presidente da CPCJ de Viana do Alentejo, Maria João Rodrigues, acompanhada por outros elementos desta comissão, e pelo presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, um vereador e técnicos do município”.

A CPCJ de Viana do Alentejo salientou ainda que, “à chegada, João Paulo Félix recebeu o carimbo no ‘passaporte dos direitos’, assim como algumas lembranças oferecidas pela autarquia local”.

Autor: Redação DS / Marina Pardal
Fotos. Município de Viana do Alentejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Este domingo Festa da Meia Maratona chega a Évora

Mais de um milhar de atletas e amantes da atividade física aceitou o repto da Câmara Munic…