História do Soldado, de Igor Stravinsky (1882 – 1971), é o nome do concerto pelo Ensemble Darcos, dirigido por Nuno Côrte – Real e com narração do ator Paulo Pires, que terá lugar dia 11 de julho (domingo), às 18h00, no Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora.

O Ensemble Darcos é um dos mais prestigiados grupos de câmara portugueses da atualidade. Criado em 2002, pelo compositor e maestro Nuno Côrte-Real, tem como propósito a interpretação dos grandes compositores europeus de música de câmara. Nesta versão de História do Soldado, que irá interpretar, “…o ator Paulo Pires aglutina num só corpo e mente toda a multiplicidade do eu que Stravinsky desdobrou em várias personagens. Uma calculada, equilibrada e saudável esquizofrenia. A sensação crua de quem somos a cada segundo. Se há dias em que nos sentimos valentes, fortes e bravos, com certeza que haverá outros dias em que somente queremos contar a história dos dias míticos em que nos sentimos assim. E o diabo? A maldade? Os desejos mais sombrios que nos habitam? Sem dúvida que poderemos esperar a sua aparição quando mais inconveniente ela for…”.

O concerto insere-se no programa Rota de Cister – Cistermúsica 2021 e resulta de uma parceria entre a Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Município de Évora.A entrada é gratuita, sujeita à lotação e mediante reserva através do número 266 769 450, da Direção Regional de Cultura (dias úteis, 9h00 – 12h30 / 14h00 – 17h30).

Cistermúsica é um festival organizado pela Banda de Alcobaça/Academia de Música de Alcobaça, com o apoio institucional da Direção-Geral das Artes, que integra anualmente na sua programação, alguns dos melhores intérpretes de música e de dança do panorama nacional e internacional. Mais informação em https://www.cistermusica.com/pt.

Fonte: Nota de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja também

Público da Feira de São João vibrou com concerto de Buba Espinho

Na primeira noite da Feira de São João, em Évora, o palco principal foi de Buba Espinho. …