A lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19, sujeitos a medidas mais restritivas como o recolher obrigatório, aumentou no Alentejo, acabou de anunciar o Governo.

Da lista foram retirados sete municípios, mas nenhum do Alentejo. Pelo contrário, há um acréscimo dos concelhos no nosso território: Aljustrel, Arronches, Campo Maior, Crato, Cuba, Elvas, Évora, Ferreira do Alentejo, Grândola, Monforte, Mora, Ponte de Sor, Portalegre, Reguengos de Monsaraz e Sousel.

A atualização dos concelhos onde passa a vigorar o Estado de Emergência mostra que passámos de 121 para 191 concelhos, passando este estado a vigorar a partir das 00:00 da próxima segunda-feira.

O primeiro-ministro, António Costa, que falou após a reunião do Conselho de Ministros, explicou que a atualização da lista de concelhos com risco elevado de transmissão da covid-19 é feita de 15 em 15 dias.

O critério do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) é de “mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”, a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

Autor: Maria Antónia Zacarias