No dia 31 de março, a Escola Secundária Severim de Faria vai comemorar o dia do seu patrono. Este dia criou-se em memória a Severim de Faria, que nasceu em fevereiro de 1584, em Lisboa e morreu em Évora a 1665.
No dia 31 de março, a Escola Secundária Severim de Faria vai comemorar o dia do seu patrono. Este dia criou-se em memória a Severim de Faria, que nasceu em fevereiro de 1584, em Lisboa e morreu em Évora a 1665.
Foi assinado a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo entre o Município de Montemor-o-Novo, representada pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a A.MOR – Associação para a moeda local de Montemor-o-Novo.
A partir do próximo sábado, 1 de abril, vai estar patente, na Galeria do Espírito Santo, a exposição “A Moura Encantada”, do pintor mourense Francisco Félix.
“Este é um livro de serviço público sobre a utilização das redes sociais e o lado menos claro do seu uso”. Foi assim que o autor, o eborense Joaquim Fialho, descreveu a sua mais recente obra, intitulada "Redes Sociais – Ilusão, obsessão e manipulação".
De 15 a 25 de abril, no Largo do Conde de Vila Flor, 11 livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país, em conjunto com outras instituições locais, trazem à cidade a festa do livro e da literatura.
Um dos pilares do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, coordenado pelo MED, da Universidade de Évora, é a produção de conhecimento que apoie o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Investigadores do MED, uma das unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) que constituem o CHANGE, desenvolveram um trabalho que foi tomado como referência para a elaboração de Planos de Gestão dos Riscos de Inundações das oito regiões Hidrográficas de Portugal, produzidos pela Agência Portuguesa do Ambiente e que estiveram em consulta pública até 31 de outubro de 2022.
No próximo dia 30 de março, quinta-feira, realizar-se-á uma Mostra de projetos na área do envelhecimento e saúde.
A Câmara Municipal e o Grupo de Amigos de Castelo de Vide apresentam publicamente no próximo dia 7 de abril o “Roteiro – Arquitetura de Korrodi em Castelo de Vide: (Ernesto (1870-1944) e Camilo Korrodi (1905-1985)”.
Em 2023, de 19 a 27 de maio, o património imaterial nas suas várias vertentes está de volta à cidade de Évora, dentro e fora de muralhas, através de uma programação que inclui propostas culturais diversificadas como música e concertos, cinema, conversas e passeios pelo património, provenientes de vários territórios como Portugal, Marrocos, Geórgia, Mali, Burkina Faso, Índia, Irão, México, Burundi, Grécia, Curdistão e Letónia.
Ana Paula Amendoeira, diretora regional de Cultura do Alentejo, foi distinguida com o Prémio Nacional "Memória e Identidade" 2023, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH).