Atelier Aberto | Marcelo Moscheta, 22 de Maio, às 18h, Entrada Livre
No âmbito de Condição do Campo – Residências artísticas de criação na Pó de Vir a Ser.
⠀
Durante o mês de maio, o artista Marcelo Moscheta esteve em residência artística nos ateliers da Pó de Vir a Ser.

Marcelo Moscheta é um artista visual nascido em 1976 em São José do Rio Preto, Brasil, que vive e trabalha em Coimbra. A sua prática artística é atenta às relações entre humanos e meio ambiente; entre outros elementos na sua prática, Marcelo reflecte sobre como o ato de caminhar e de andar “sem rumo” podem marcar as intervenções humanas.

A sua prática também reflecte sobre questões de escala, e das relações próximas entre ciência e ficção, justamente, como formas de relação entre cultura e recursos naturais comuns, para a inscrição de modos de pensamento ecológico que moldam a arquitetura e o uso da terra.

Foi com este quadro preliminar que Marcelo Moscheta deambulou na geologia da região do Alentejo, e que trabalhou nos ateliers de escultura em pedra na Pó. Aqui, criámos um campo de trabalho para o projecto em curso do artista, “Traslados”, que é, nas suas palavras uma “investigação interessada na condição errante da humanidade e na forma como se estabelece a ligação entre o território e um corpo em constante movimento.

Tendo a pedra como principal testemunho das transformações causadas pelo constante trânsito, a superfície do mundo torna-se o seu campo de ação, e a paisagem natural o seu lugar por excelência”.
Fonte: Nota de Imprensa / Pó de Vir a Ser
Fotos: Marcelo Moscheta