Uma aula – concerto/projeto RAIA, dinamizada pelo músico António Bexiga (Tó-Zé Bexiga) foi a oferta do programa municipal “Artes à Escola” aos alunos da Escola Básica de Valverde no dia 31 de março, tendo como principal objetivo dar a conhecer a viola campaniça, a viola ‘alentejana’, nas suas dimensões populares e contemporâneas e estimular nos alunos o gosto por este instrumento musical tradicional.

A atividade foi dirigida aos alunos do 1º ao 4º ano, mas cativou miúdos e graúdos do início ao fim. Estiveram presentes 20 alunos + 3 professores. Foi integrada no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular e contou com a colaboração das técnicas das AEC.

Salienta-se que as escolas ou turmas do 1º ciclo que estejam interessadas em realizar esta oficina sobre a Viola Campaniça, podem inscrever-se para o dia 28 de abril ou 5 de maio no período da manhã. As atividades do “Artes à Escola” são gratuitas, mas necessitam de inscrição para o seguinte email:
[email protected]

António Bexiga [RAIA] propõe uma viagem pela história, as técnicas e os repertórios da maior das violas de arame portuguesas, a viola campaniça, para o público escolar.

Uma aula-concerto ou um concerto-conversa que percorre as sonoridades da viola, nas suas fronteiras acústica e elétrica, analógica e digital, tradicional e experimental, características da abordagem pessoal e contemporânea do músico alentejano e raiano.

Tó-Zé Bexiga é compositor, arranjador, músico e produtor alentejano. Editou vários discos e tem trabalhos em cinema, teatro, dança, circo, teatro de marionetas e performance.

É multi-instrumentista: toca guitarra, piano, viola campaniça, cavaquinho, bandolim, percussões convencionais e inventadas.

Desde 2008 que se dedica à viola campaniça, quer na aprendizagem de repertórios tradicionais, quer na composição de nova música ou investigação de novas técnicas e sonoridades para o instrumento.

A sua viola campaniça tem tocado desde música popular a experimental, acústica e elétrica ou eletrónica, em interseção com outras formas de arte, sobretudo visuais e de performance e já percorreu vários territórios da Europa, América, África e Ásia, a solo ou integrada em coletivos.

Pode conhecer mais sobre este artista multifacetado, as suas músicas e os seus projetos na internet em:
https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2aSuV6TUiD4qEn3oYDSXRx?si=xsVdYcuNQ8iOGMq6aGUBaA;
 https://familyinmusic.com/artist-website/raia;
https://www.instagram.com/raia_toze_bexiga/ ou
https://www.facebook.com/projeto.RAIA/

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Évora
Fotos: CM Évora

Veja também

Évora: “O Mármore e a Murta” • atelier aberto

Das 19h00 às 20h30 do dia 21 de março, abrimos as portas das oficinas para partilhar o reg…