“Os Lusíadas Como Nunca os Ouviu”, ditos por António Fonseca, no Teatro Garcia de Resende em Évora, dia 28 de Março (11h00 e 15h00 para o público escolar) e 29 de Março (19h00 para o público geral).
Para António Fonseca, Os Lusíadas é primordialmente a história da primeira viagem marítima entre Lisboa e a Índia.
Desde 2008, o ator tem aprimorado um projeto de audição (em teatros, tertúlias, num audiolivro) desta obra maior: “Difícil de ler, sobretudo pelo jogo sintático, Os Lusíadas revela-se fácil de ouvir.”
No âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Camões, António Fonseca convoca-nos para duas propostas de leitura. De Lisboa à Índia – Ida, destinado ao público escolar, centra-se na ideia de viagem e estende-se até ao Canto VI (chegada à Índia): oferece contexto e atualização à narrativa, sonda o ritmo e a musicalidade da linguagem. De Lisboa à Índia – Ida e Volta abrange toda a obra e convida o público em geral para uma desconstrução de Os Lusíadas, rasteirando ideias feitas. Num caso e noutro, enquadrada por comentários e interações, há uma grande “estória da condição de ser humano” a ouvir em conjunto.

Ficha artística:
De Luís de Camões | Por António Fonseca | Promoção, difusão e agendamento: Companhia Nacional de Espectáculos
Este espetáculo foi criado no âmbito do projeto Próxima Cena. Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, do BPI e da Fundação ”la Caixa”
Fonte: Nota de Imprensa / Centro Dramático de Évora (CENDREV)
Fotos oficiais do emissário