Braga, Cascais, Évora, Faro, Funchal, Leiria, Lisboa, Loulé, Nazaré, Porto, Torres Novas, Torres Vedras e Vidigueira. Estas são as 13 localidades portuguesas que vão acolher o evento RHI – Revolution Hope Imagination, organizado pelo Arte Institute.
A sétima edição deste acontecimento cultural multidisciplinar decorre entre 12 e 22 de março, tendo como tema a Inteligência Artificial.
Segundo os promotores, com esta iniciativa, “o Arte Institute traz a Portugal alguns dos mais reputados programadores culturais internacionais para descobrir novos talentos nacionais”, destacando ainda “um programa abrangente de palestras, workshops e showcases.
Em nota de imprensa enviada ao Diário do Sul, é realçado que “o Arte Institute é um organismo criado em 2011, em Nova Iorque, por Ana Ventura Miranda”, sendo ainda referido que “o RHI tem como objetivo internacionalizar a arte e cultura portuguesa contemporânea”.
A organização sublinha também que “este evento pretende reunir artistas, agentes culturais e público em geral, com o objetivo de debater o futuro da cultura e das artes e encontrar novas estratégias para a promoção nacional e internacional dos ‘nossos’ artistas”.

Citada na nota de imprensa, Ana Ventura Miranda adiantou que “o RHI já é uma iniciativa de trampolim para palcos internacionais”, reiterando que “estes programadores estão em Portugal como uma espécie de ‘olheiros da cultura’, à procura de novos talentos para lançar nos seus palcos”.
A fundadora do Arte Institute focou ainda que, “a prová-lo, temos já vários exemplos de sucesso, fruto de edições passadas”.
Na mesma informação, é também mencionado que “o RHI pretende repensar a cultura contemporânea e mobilizar artistas, agentes culturais e público para uma nova atitude”.
A par disso, os promotores sublinham que “é motivado pela necessidade de reinventar o diálogo entre artes & negócios, cultura & turismo”, garantindo que “o RHI continua e amplia a missão do Arte Institute de valorizar a produção artística e criar pontes entre artistas portugueses e projetos mundiais”.
Quanto aos oradores, nacionais e internacionais, que vão estar presentes na edição de 2025 do RHI, destacam-se nomes como Deca Farroco, John Gonçalves, Tai Cockell, Chinaina, Sofia Martins, Teresa Esteban, Priscila Santana, Jordana Leigh ou Gabriela Bessa.
Texto: Redação DS / Marina Pardal
Foto: Arte Institute