A Biblioteca da Escola Básica de Santa Clara, em Évora, passou a ter “um ambiente mais acolhedor, organizado, climatizado e confortável com novo mobiliário”. O anúncio foi feito pelo Agrupamento de Escolas Severim de Faria (AESF), ao qual pertence aquele estabelecimento de ensino.

A reinauguração do espaço aconteceu no dia 28 de janeiro, contando a sessão com vários momentos culturais que assinalaram a ocasião.

Em declarações ao Diário do Sul, a diretora do AESF, Ana Pires Fernandes, referiu que “a Biblioteca da Escola Básica de Santa Clara ganhou uma nova ‘vida’, com uma remodelação intensa”.

Especificou que essa intervenção resultou de “um investimento feito pela Rede de Bibliotecas Escolares, da Direção do AESF e da Câmara de Évora”.

A mesma responsável adiantou que “com este novo projeto foi mudado o mobiliário e a sua disposição, além de ter sido reorganizado o acervo bibliográfico, tornando-se um espaço mais amplo e mais agradável que proporciona aos alunos momentos de leitura tranquilos”.

A par disso, focou que “foram colocados sofás e mesas no corredor junto à biblioteca para fomentar a leitura ao ar livre”, revelando também que “foi feito o restauro dos claustros exteriores junto à biblioteca, bem como das janelas, das madeiras e das abóbadas”.

Ana Pires Fernandes assumiu que, “para nós, é um grande investimento na leitura e também para ultrapassar as dificuldades que os alunos têm ao nível da aprendizagem da língua portuguesa porque alguns perderam os hábitos de leitura com a ‘chegada’ dos telemóveis”.

Na sua opinião, “há que reforçar a importância da leitura porque ler num tablet ou num telemóvel não é a mesma coisa que segurar o livro e ler em papel”.

Segundo a diretora do AESF, “o nosso projeto proporciona aos alunos estes momentos de investimento na leitura”.

Acrescentou ainda que “a biblioteca é um espaço que tem também uma zona lúdica com jogos e outras atividades que os alunos podem desenvolver, sem ser no espaço do recreio, sendo ainda procurado para poder estudar num ambiente tranquilo”.

Texto: Redação DS / Marina Pardal
Fotos: DS

Veja também

Beja: Carnaval das Escolas – alteração da data

Atendendo ao pré-aviso de greve decretado para o dia 28 de fevereiro, e que é dirigido à c…