No ano em que celebrou o seu 24.º aniversário, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) irá realizar a 1.ª edição da Feira OBSERVALAGUNAS. Este evento acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro e terá lugar no Monte do Paio – Centro Nacional de Educação Ambiental e Conservação, em Brescos, Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém.

O programa da feira oferece aos visitantes a oportunidade de explorar este território único através de um conjunto diversificado de atividades, incluindo observação de aves, anilhagem de aves, workshops e palestras, caminhadas interpretativas, atividades para crianças e um mercadinho de produtos regionais, que acontecerá no domingo, dia 13. Estes serão momentos para conhecer uma das áreas protegidas mais emblemáticas do litoral alentejano.

Para além da sensibilização para o papel vital que as Zonas Húmidas têm no equilíbrio dos ecossistemas, deseja-se incentivar uma maior compreensão da biodiversidade aqui existente e da importância da sua preservação.

A OBSERVALAGUNAS pretende, assim, não só educar sobre a conservação ambiental, mas também criar oportunidades únicas de conexão com a natureza, permitindo que todos possam vivenciar de perto a riqueza deste sistema lagunar.

Algumas atividades têm limite de vagas, pelo que é necessária a inscrição prévia. Estão disponíveis dois formulários de inscrição: um para as atividades realizadas na Casa das Flores e outro para as restantes iniciativas.

A Feira OBSERVALAGUNAS resulta de um esforço conjunto entre várias entidades regionais e locais, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Santiago do Cacém e Sines, no âmbito da Comissão de Cogestão da RNLSAS.

Criada pelo Decreto Regulamentar n.º 10/2000, de 22 de agosto, a RNLSAS abrange uma extensão de cerca de 15 km da faixa costeira dos municípios de Santiago do Cacém e Sines, integrando uma faixa terrestre com 2 a 3 km de largura e uma zona marinha com aproximadamente 1,5 km. Este sistema lagunar costeiro é reconhecido pela sua elevada importância biológica, com destaque para a sua diversidade ecológica, geológica, ictiológica, botânica e, em especial, ornitológica.

Para mais informações e inscrições, visite o link: [https://bit.ly/3ZPLf8p]

Fonte: Nota de Imprensa / CCDR Alentejo
Fotos oficiais do emissário

Secção de comentários fechada.

Veja também

ANPlWWF vai remover barreira fluvial obsoleta no Alentejo

A ANP|WWF vai iniciar, em 2025, a remoção do açude Horta do Fialho, localizado na Ribeira …