O Alentejo tem vindo a destacar-se como destino de excelência de enoturismo, tendo registado um crescimento de 26% em 2023 neste tipo de oferta turística, face ao ano transato. Agora foi a vez de a região arrecadar uma mão cheia de distinções na 3ª edição do Prémio Nacional de Enoturismo APENO. 

A categoria de “Melhor Sala de Provas” foi atribuída à Torre de Palma (Monforte); o “Melhor Projeto Inclusivo” à Herdade do Rocim (Cuba); já o prémio “Melhor Projeto Sustentável” foi entregue à Herdade da Malhadinha Nova (Beja); a distinção “Melhor Inovação e Tecnologia” foi dedicada à Casa Museu Interativa de Borba; e, por fim, o galardão de “Melhor Hospitalidade” foi concedido à Herdade do Sobroso (Vidigueira). Nos Prémios “Mérito e Incentivo” da APENO os destaques foram para Alexandra Maçanita da FitaPreta e para Vera Magalhães da João Portugal Ramos. 

“O Alentejo foi, claramente, o vencedor da noite e, estas distinções, são fruto do trabalho de produtores, enólogos e muitos outros profissionais que trabalham diariamente, com paixão e entusiasmo, para que a nossa região seja reconhecida nacional e internacionalmente nas diferentes áreas, do enoturismo, aos vinhos, passando obviamente pela sustentabilidade. Continuaremos, juntos, a proporcionar experiências únicas aos nossos visitantes e que unem o que de melhor temos: o vinho, o turismo e as nossas gentes!” salienta Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.  

O Prémio Nacional de Enoturismo da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) é uma iniciativa de referência no setor que distingue anualmente as melhores empresas, práticas e projetos enoturísticos, contando com 15 galardões distribuídos por diferentes categorias e quatro prémios de “Mérito e Incentivo”, atribuídos por um painel de mais de 250 jurados de renome.

Fonte: Nota de Imprensa / Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA)

Secção de comentários fechada.

Veja também

Vinho Santa Vitória Seleção Rosé ganha medalha de ouro em concurso mundial

O vinho Santa Vitória Seleção Rosé de 2023 ganhou a medalha de ouro no Concours Mondial de…