A Secretaria-Geral do Ambiente promoveu, no passado dia 23 de maio no auditório da CCDR Alentejo, I.P., um Fórum de Discussão sobre Adaptação Climática, no âmbito do Outcome 3 – Aumento da resiliência e capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas.

Carmen Carvalheira, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P, Marco Rebelo, Secretário-Geral do Ambiente e Gerd Pettersen da Embaixada da Noruega em Portugal, estiveram presentes na sessão de abertura deste Seminário.

No decorrer dos trabalhos foi abordada a presente situação das medidas de adaptação climática enquadradas num contexto de ação global, nomeadamente ações concretas que reduzam o risco dos impactos das alterações climáticas.

Foi ainda analisada a adaptação a nível local e uma visão integrada do território que tornam necessária a ligação entre o planeamento territorial e os planos de adaptação às alterações climáticas.

No seminário foi reforçada a ideia que deverá existir um esforço para passar do planeamento à ação, o que passa pela divulgação do contributo do Programa Ambiente para a Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal e pela discussão dos resultados dos projetos financiados.

Recorde-se que o Seminário de Évora vem na sequência de outros dois já realizados a 5 de outubro de 2022 e a 28 de novembro de 2023, com os temas “Adaptação: da teoria à prática” e “Adaptação: Governança e Impacto”, respetivamente.

Fonte: Nota de Imprensa / CCDR Alentejo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Compostagem comunitária em Montemor-o-Novo

As 5 ilhas de compostagem instaladas na cidade de Montemor-o-Novo, após dois anos de funci…