O Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central e com o Corpo de Bombeiros de Montemor-o-Novo, realizou o Exercício de Proteção Civil de natureza Live Exercise (LIVEX) e Command Post Exercises (CPX), denominado “CIBORRO`24”, no dia 14 de maio de 2024.

Este exercício procurou testar e exercitar a resposta operacional estabelecida no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Montemor-o-Novo, face a um quadro de condições meteorológicas adversas severas, que foram o mote para os acontecimentos simulados e despoletaram as intervenções dos agentes de proteção civil.

O exercício começou com um suposto agravamento do Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro (DIOPS) e a emissão de um Comunicado Técnico Operacional (CTO) de nível Laranja, resultando num incêndio rural de grandes dimensões nas freguesias do Ciborro e Cortiçadas de Lavre e Lavre. Deste modo, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Montemor-o-Novo, após reunião e avaliação do cenário, decidiu decretar a emissão do Estado de Alerta, para todo o território do Município, e ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, decretado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão.

O exercício terminou após ter sido feito um balanço muito positivo do mesmo, que contou com a presença de mais de 100 operacionais. O desenvolvimento do exercício foi conduzido com a participação de várias  entidades: Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Corpos de Bombeiros de Montemor-o-Novo, Évora, Arraiolos, Vendas Novas e Mora, Força Especial de Proteção Civil, Unidade Especial de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana, Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Centro de Saúde de Montemor-o-Novo e Unidade de Cuidados na Comunidade, Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escolas, Hospital de São João de Deus, Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, Exército – Regimento de Artilharia 5 e o Agrupamento 894 CNE.

O Presidente da Câmara agradeceu a todos os presentes e a todos os que se empenharam neste exercício, destacando a coordenação entre as diversas entidades e reconheceu a importância deste tipo de exercícios.

O Município agradece também aos parceiros que aceitaram este desafio e colaboraram para a concretização dos cenários, nomeadamente aos proprietários do Monte da Parreira, Herdade do Godeal e Monte Selvagem.

Por fim, um agradecimento especial aos injetores de cenário, Coordenadores Municipais de Proteção Civil de Évora e Sines, pela sua disponibilidade, e à empresa Get Safety, que elaborou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Montemor-o-Novo e avaliou o exercício.

Fonte: Nota de Imprensa / Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

Secção de comentários fechada.

Veja também

Montemor-o-Novo: Dia Europeu da Segurança Rodoviária assinalado junto da comunidade escolar

Nos dias 9 e 10 de maio comemorou-se o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, tendo o Municí…